Esporte

Maicon Fiuza | 05/09/2023 11:40

05/09/2023 11:40

67122 visualizações

“Ainda não caiu a ficha da conquista” diz atleta xanxerense campeã mundial de Jiu-Jitsu

No último final de semana, a cidade de Xanxerê, celebrou com orgulho a conquista de uma atleta no cenário esportivo internacional. Patricia Aviloff Zago da Cunha, praticante de Jiu-Jitsu, trouxe para casa o título de campeã mundial da modalidade após uma excelente performance no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, realizado em Las Vegas. O Grupo Lance […]

“Ainda não caiu a ficha da conquista” diz atleta xanxerense campeã mundial de Jiu-Jitsu

No último final de semana, a cidade de Xanxerê, celebrou com orgulho a conquista de uma atleta no cenário esportivo internacional. Patricia Aviloff Zago da Cunha, praticante de Jiu-Jitsu, trouxe para casa o título de campeã mundial da modalidade após uma excelente performance no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, realizado em Las Vegas.

O Grupo Lance Noticias conversou com a atleta que conta como surgiu o interesse por esta conquista bem como sobre sua preparação.

— Este título é sonhado desde agosto de 2019, quando acompanhei meu marido alcançar o vice campeonato mundial. Naquele ano eu estava grávida e coloquei como objetivo voltar aos treinos e entrar em ritmo de competição. No início deste ano intensifiquei os treinos, treinando Jiu-Jitsu 5 dias por semana e musculação 3 dias por semana — conta.

Patricia comenta ainda sobre as dificuldades enfrentadas antes do evento.

— Tinha alguns campeonatos importantes para participar antes de ir ao mundial, contudo, em um treino tive rompimento total de um ligamento e estiramento em outros dois no tornozelo, o que me afastou do Jiu-Jitsu por 2 meses, mantendo somente os treinos de musculação. Consegui apenas participar do Open Floripa Winter, realizado pela CBJJ na qual fiquei em segundo lugar, mas não recuperei ritmo de competição e mesmo assim fui para o mundial — comenta.

Destaca também o que esta conquista representa para ela e aproveita para agradecer seus treinadores.

— Esse título significa, acima de tudo, superação!!! Competir em um campeonato deste nível, onde a maioria dos atletas vive somente de Jiu-Jitsu já é incrível e estar na parte mais alta do pódio é surreal! Ainda não caiu a ficha da conquista! Eu tenho que agradecer a academia Brazuca por me permitir treinar com os melhores, agradecer ao professor Thassio e ao meu marido e professor Crystian por ensinarem Jiu-Jitsu de alto nível em nossa academia e por acreditarem tanto em seus alunos — destaca.

O professor e esposo de Patricia Crystian Cunha ressalta a conquista de Patricia.

— Eu estou muito feliz sobre a participação da Patrícia no mundial, ela fez um campeonato muito superior às adversárias dela, então vejo que o que eu ensino está certo. Porém a vontade de aprender, a vontade de treinar e todo este sucesso foi totalmente dela, eu posso dar a direção, mas quem guia o carro é ela. Fiquei muito feliz com a maturidade que ela adquiriu neste evento, viemos de 2 derrotas difíceis em 2 outras competições, e conversei muito com ela sobre o como ela poderia ficar mais tranquila durante as lutas, e no mundial ela já entrou com ar de campeã, tanto que na primeira luta, ela fez 11 a 0 e finalizou a luta com menos de 1:30 de combate, isso é uma coisa difícil de fazer — ressalta.

O Professor Thassio de Negri também fala sobre a conquista de sua aluna.

— Eu a ajudei na preparação física, fizemos uma periodização de treino para o mundial, ela chegou forte e bem condicionada. Muito contente pelo resultado e pelo trabalho de toda a equipe Team Brazuca que ajudou na preparação da atleta Patrícia — fala.

A conquista de Patricia no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu em Las Vegas é um motivo de orgulho não apenas para Xanxerê, mas para todo o Brasil. Ela demonstrou que com dedicação, trabalho árduo e paixão, é possível alcançar o sucesso em nível global. Agora, a cidade e o país aguardam por seus futuros desafios e conquistas no mundo do esporte, sabendo que ela continuará a brilhar nos tatames internacionais.

Deixe seu comentário