Santa Catarina se prepara para enfrentar uma semana de extremos climáticos, com calor intenso e possibilidade de temporais. Entre segunda e quarta-feira, as temperaturas devem ultrapassar os 30°C em todo o estado, alcançando até 38°C em áreas como o Grande Oeste, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e norte de SC. A Defesa Civil alerta para […]
Santa Catarina se prepara para enfrentar uma semana de extremos climáticos, com calor intenso e possibilidade de temporais. Entre segunda e quarta-feira, as temperaturas devem ultrapassar os 30°C em todo o estado, alcançando até 38°C em áreas como o Grande Oeste, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e norte de SC. A Defesa Civil alerta para riscos de insolação, desidratação e complicações cardiovasculares e respiratórias, especialmente entre 10h e 16h. Crianças, idosos e pessoas com doenças pré-existentes exigem atenção redobrada.
Calor e Riscos à Saúde
O calor escaldante promete ser protagonista em Santa Catarina durante os próximos dias, com temperaturas superando os 30°C e atingindo picos de 38°C. A Secretaria de Defesa Civil (SDC) recomenda precauções, como aumento da hidratação e evitação do sol entre 10h e 16h, devido aos riscos de insolação e desidratação. Grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com condições cardiovasculares, precisam de atenção especial para evitar complicações de saúde.
Alerta para Temporais
Além do calor intenso, Santa Catarina enfrenta a possibilidade de temporais entre a tarde e a noite. A combinação de calor e umidade cria condições propícias para chuvas, raios e rajadas de vento em todo o estado. As áreas do centro-leste, planaltos, regiões litorâneas e Vale do Itajaí estão sob risco moderado a alto de ocorrências como destelhamentos, quedas de árvores, danos elétricos, alagamentos e enxurradas. A população é alertada para buscar abrigo e evitar o contato com água em casos de temporais.
Mudanças no Fim de Semana
Após uma semana marcada pelo calor e chuvas, o final de semana traz mudanças nas condições do tempo. A expectativa é de uma diminuição nas temperaturas e céu mais nublado em Santa Catarina. Ainda há risco de chuvas, porém com intensidade mais fraca e baixo potencial para transtornos. A Defesa Civil enfatiza a importância de acompanhar os boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.