Comunidade

Lance Notícias | 05/12/2022 18:12

05/12/2022 18:12

49956 visualizações

Aluna do Instituto Federal de Xanxerê realiza Intercâmbio em Portugal

Emily Cristiny Pomicinski Pasini, de apenas 17 anos está vivendo uma experiência diferente e com grande valor educacional, pois está realizando um intercâmbio em Portugal. Aluna do Ifsc de Xanxerê, a jovem ingressou na instituição em 2021 onde realizou cursos técnico de alimentos que segundo ela com pessoas altamente qualificadas para seu desenvolvimento educacional e […]

Aluna do Instituto Federal de Xanxerê realiza Intercâmbio em Portugal

Emily Cristiny Pomicinski Pasini, de apenas 17 anos está vivendo uma experiência diferente e com grande valor educacional, pois está realizando um intercâmbio em Portugal.

Aluna do Ifsc de Xanxerê, a jovem ingressou na instituição em 2021 onde realizou cursos técnico de alimentos que segundo ela com pessoas altamente qualificadas para seu desenvolvimento educacional e profissional.

–  Então em junho de 2022 decidi me inscrever em um dos editais do PROPICIE de intercâmbio por três meses, que é focado na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico no exterior. No edital está presente vários projetos em diversas universidade e cidades de Portugal – comenta.

A jovem conta que escolheu estudar sobre a avaliação da atividade antioxidante de fruta frescas e desidratadas e também hortícolas produzidas na região, e que um dos requisitos para estar participando do intercâmbio era falar inglês, passando por uma entrevista para ver como era o desempenho, após avaliação recebeu o resultado positivo.

–  Foi o dia mais feliz da minha vida porque meu sonho sempre foi fazer um intercâmbio, e Portugal ia ser uma ótima experiência, foi algo totalmente fora da minha zona de conforto – detalha.

A jovem comenta ainda que em Portugal tem muitos pontos diferente do Brasil, porém não é algo impossível, mas que deve sim ter atenção. Ela iniciou seu projeto e trabalha apenas em laboratório, pois o objetivo é fazer várias análises e descobrir como está a atividade antioxidante dos alimentos.

– Acredito que com este intercâmbio consegui evoluir em diversos aspectos, ganhei muito conhecimento cultural, fiz amizades com várias pessoas de vários lugares, como a Dinamarca, Espanha, Malta, Armênia, Moçambique, me descobri que sou boa em coisas que não gostava muito como cozinhar, consegui provar para mim mesma que eu consigo – detalha.

Para finalizar Emily comenta que uma das coisas mais difíceis de lidar é com a saudade da família e dos amigos, porém afirma que encontrou amigos que se tornam familiares e que isso também é uma forma de motivação.

–  Volto para o Brasil dia 11 de dezembro, cheia de conhecimentos e novas experiências, muito feliz com o resultado que tive em meu primeiro intercâmbio, acredito que isso foi uma das melhores escolhas da minha vida – finaliza.

Deixe seu comentário