Mais de 18 milhões de estudantes participaram da olimpíada em todo o Brasil
Na manhã desta terça-feira (02), o prefeito Oscar Martarello e o vice-prefeito Adenilso Biasus participaram da entrega de medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) a alunos de destaque do município.
O estudante Matheus Becker, da EMEB Nossa Senhora Aparecida, foi premiado com a medalha de bronze pela participação na edição de 2024. Já Ruan Vitor Glowka, da EMEB Janete Cassol, recebeu a medalha de bronze referente ao ano de 2023.
A OBMEP é direcionada a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas de todo o país, envolvendo estudantes, professores, instituições de ensino e secretarias municipais de educação.
Na 20ª edição, realizada em 2025, a olimpíada registrou um recorde histórico: mais de 18,6 milhões de estudantes inscritos, representando 57.222 escolas de 5.566 municípios, o que corresponde a 99,93% das cidades brasileiras.
Além da conquista das medalhas, ambas as escolas de Xanxerê tiveram alunos classificados para a próxima fase da competição, tanto no nível 1 quanto no nível 2.
A diretora da EMEB Janete Cassol, Fernanda Laviniki Duarte, reforçou a relevância da dedicação coletiva. “Resultados como esse representam a seriedade dos alunos em suas atividades escolares e o comprometimento dos professores no processo de ensino.”
Já a diretora da EMEB Nossa Senhora Aparecida, Deonilde Balduíno, destacou a importância da conquista. “Recebemos com muita alegria essas medalhas. É um reconhecimento ao trabalho dos professores, como orientadores e incentivadores, e também ao esforço dos alunos pelo êxito conquistado.”