Comunidade

Lance Notícias | 11/08/2023 15:57

11/08/2023 15:57

48794 visualizações

AMAI: conheça o histórico, objetivos e gestão

Muito é comentado sobre a “região AMAI”, a qual abrange alguns municípios do Oeste de Santa Catarina, inclusive, Xanxerê. E para a compreensão informativa da população, esclareceremos sobre as funções e objetivos da Associação. Porém, antes da região AMAI oficializar-se, é necessário voltar ao tempo, mais especificamente em 1968, quando nomeava-se AMOSC, qual, naquela época […]

AMAI: conheça o histórico, objetivos e gestão

Muito é comentado sobre a “região AMAI”, a qual abrange alguns municípios do Oeste de Santa Catarina, inclusive, Xanxerê. E para a compreensão informativa da população, esclareceremos sobre as funções e objetivos da Associação.

Porém, antes da região AMAI oficializar-se, é necessário voltar ao tempo, mais especificamente em 1968, quando nomeava-se AMOSC, qual, naquela época eram 34 municípios envolvidos, sendo que, na época foi a terceira associação municipalista criada em território catarinense, com os mesmos objetivos atuais.

A AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani) é uma entidade jurídica junto de outras 20, ou seja, é a união corporativa de 21 associações que abrangem outros municípios de outras regiões do estado catarinense.

Oficializada em outubro de 1978, sendo uma organização independente e apartidária, tendo a finalidade de auxiliar o desenvolvimento das cidades associadas, fortalecendo a capacidade em elaborar políticas públicas, prestar serviços e positivar o desenvolvimento local.

Com 14 municípios, a região AMAI é formada por: Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim, visto que, os xanxerenses representam o maior território, a maior população e a sede física, assim como, o atual Presidente da diretoria 2023, é o então Prefeito Oscar Martarello.

Desse modo, a população pode acompanhar e se atualizar sobre a região AMAI no site https://amaisc.org.br/ de modo que, ao explorar a plataforma, pode ser exposto características de cada município, turismo, atualizações, transparência, desenvolvimento, indicares e muito mais.

Deixe seu comentário