O sucesso é algo que todos, de alguma forma visualizam e correm atrás para alcançar. Seja sucesso familiar, sentimental ou financeiro. Mas nesse processo existe um fator que acaba obstruindo a carreira de muitas pessoas, chama-se: ansiedade. Ansiedade é um sentimento que está relacionado com preocupação intensa, excessiva, e, persistente medo de situações cotidianas. A […]
O sucesso é algo que todos, de alguma forma visualizam e correm atrás para alcançar. Seja sucesso familiar, sentimental ou financeiro. Mas nesse processo existe um fator que acaba obstruindo a carreira de muitas pessoas, chama-se: ansiedade.
Ansiedade é um sentimento que está relacionado com preocupação intensa, excessiva, e, persistente medo de situações cotidianas. A pessoa com a ansiedade, é aquela que sofre antes da hora, e por isso sofre mais que o necessário. Sofre por antecipação de um problema que pode nem acontecer.
Podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço. Coração acelerado antes de uma prova, nervosismo em uma reunião importante ou mãos suando no primeiro dia de trabalho. Provavelmente, você já sentiu algum desses sintomas.
A ansiedade é um sentimento natural e está relacionada, por exemplo, com um prazo apertado ou uma tarefa urgente no trabalho. Já os transtornos de ansiedade acometem pessoas que, geralmente, se preocupam intensamente e não conseguem lidar com essa autocobrança, a ponto de comprometer qualidade de vida e seu bem-estar.
Mas, de fato, devo me preocupar em excesso?
Cerca de 85% das preocupações não se tornam realidade. O resultado foi obtido a partir de um experimento feito por Robert L. Leahy. Psicólogo, diretor do Instituto Americano de Terapia Cognitiva em Nova York e professor clínico de psicologia no Departamento de Psiquiatria do Weill Cornell Medical College.
Nele, ele solicitou a alguns voluntários que escrevessem sobre suas principais preocupações. Uma das entrevistadas disse que seu maior temor era o de não conseguir pagar suas contas. Em seguida, solicitou que escrevesse qual seria o cenário mais provável e o mais otimista para aquela situação. O autor informa, que pensar em outras possibilidades pode ajudar a diminuir o potencial das preocupações.
Sendo assim, como acabar com a ansiedade?
– Cuide de sua vida espiritual. Mantenha constância. Pois de fato, dessa forma conseguirá conhecer a você mesmo, seus limites e saber lidar com esse sentimento.
– Cuide de sua saúde mental e física. Uma mente sã produzirá um corpo são. Mantenha sua mente ocupada em coisas que realmente agregam valores para seu crescimento. Assim, seu cérebro produzirá estímulo para que você mantenha uma vida física saudável.
E lembre-se: O sucesso virá pelo que você produz, não pelo que se preocupa!