Solidariedade

Lance Notícias | 28/10/2023 08:19

28/10/2023 08:19

25763 visualizações

APRISCO Xanxerê: desde 2013 acolhendo e reinserindo crianças e adolescente em risco social à comunidade

A Associação Aprisco teve sua fundação em fevereiro de 2010. É uma Instituição de Acolhimento excepcional e provisório para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de idade, em situação de risco pessoal, que tiveram seus direitos violados, e são encaminhadas pelos órgãos competentes, como medida protetiva. O lar Aprisco tem desenvolvido um trabalho […]

APRISCO Xanxerê: desde 2013 acolhendo e reinserindo crianças e adolescente em risco social à comunidade (Imagem: rede social APRISCO)

A Associação Aprisco teve sua fundação em fevereiro de 2010. É uma Instituição de Acolhimento excepcional e provisório para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de idade, em situação de risco pessoal, que tiveram seus direitos violados, e são encaminhadas pelos órgãos competentes, como medida protetiva.

O lar Aprisco tem desenvolvido um trabalho diferenciado, pautado nas deliberações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), buscando o aperfeiçoamento constante de seu atendimento. Atualmente, a Associação Aprisco administra quatro casas de acolhimento, sendo em São José do Cedro, Três Barras e São Bento do Sul e, Xanxerê.

Em Xanxerê o lar iniciou suas atividades em 15 de julho de 2013, tendo como objetivo oferecer acolhimento provisório e atencioso para crianças e adolescentes de ambos os sexos, que estão em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis estejam temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

Além do município de Xanxerê, suas ações se estendem aos municípios de Faxinal dos Guedes e Bom Jesus. Tendo como propósito a preservação e reconstituição dos vínculos familiares, garantia dos direitos fundamentais previstos no ECA e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes acolhidos nesta instituição.

Para melhor desenvolver as atividades, a Aprisco busca parcerias e projetos. Em Xanxerê o Lar soma vários parceiros que ajudam em diversos momentos. No ano de 2023 foi contemplada no Criança Esperança – UNESCO, com o projeto “Acolhendo o Saber”.

Esse projeto contemplou a Sala de multiuso com, notbooks, projetor, ar condicionado, TV, sofá, armários, livros, colchonetes, bancos estofáveis, bolas de pilates e a revitalização de um espaço com grama sintética.

A instituição visa a importância em ter parceiros, além dos benefícios para as crianças e adolescentes acolhidos, valorizando o município e região e, tem como missão: acolher com amor, respeito e cuidado as Crianças e Adolescentes afastadas do convívio familiar sob medida protetiva de abrigo.

(Fotos: assessoria de comunicação APRISCO – Marcos Costa)

(Fotos: assessoria de comunicação APRISCO – Marcos Costa)

(Fotos: assessoria de comunicação APRISCO – Marcos Costa)

Deixe seu comentário