Imprensa

Kaulan Nunes | 26/06/2025 16:28

26/06/2025 16:28

1553 visualizações

Bacias de contenção evitam alagamentos em Xanxerê após chuvas intensas

Com 80 mm em poucas horas, sistema evitou transtornos urbanos

As chuvas intensas registradas em Xanxerê nesta quinta-feira (26), com mais de 80 milímetros acumulados, colocaram à prova o sistema de contenção hídrica implantado pela Administração Municipal. Com todas as bacias de contenção em operação, a cidade não registrou nenhum ponto de alagamento, o que, segundo a Defesa Civil, comprova a eficácia da estratégia preventiva adotada.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ronaldo Luzzi, o monitoramento é constante e, diante da previsão de chuvas fortes, medidas preventivas são imediatamente ativadas. Entre elas está o esvaziamento antecipado do lago do Ecoparque, responsável por conter parte significativa da água que escoa em direção ao centro da cidade.

“A partir do momento em que o leito do rio começa a atingir o limite de segurança, as comportas das bacias de contenção são fechadas, parcial ou totalmente, para evitar o transbordamento”, explicou Luzzi. Segundo ele, esse controle é realizado de forma escalonada, iniciando-se pela bacia do Ecoparque e avançando para as demais, conforme a necessidade.

Atualmente, três estruturas estão em funcionamento: a Bacia do Ecoparque, com capacidade para 6 milhões de litros de água; a Bacia do Passo Trancado, com capacidade superior a 120 milhões de litros; e a Bacia do bairro Leandro, que comporta mais de 50 milhões de litros. Juntas, elas desempenham papel fundamental no controle das cheias.

Durante a tarde, o prefeito em exercício, Adenilso Biasus, realizou uma vistoria nos pontos estratégicos ao lado da equipe da Defesa Civil. O objetivo foi verificar de perto o desempenho das estruturas diante do alto volume de chuva.

“Com toda a chuva que vem caindo nos últimos dias, não tivemos nenhum ponto de alagamento. Isso demonstra a eficácia das bacias no controle das águas das chuvas. Aliados ao bom trabalho desenvolvido pela Defesa Civil no controle das comportas, não tenho dúvida que grande parte deste problema crônico do município já foi superado. Quando tivermos o túnel pronto, o risco de alagamentos será praticamente nulo”, afirmou o prefeito em exercício.

Deixe seu comentário