Cerca de 40 bailarinas dos grupos 50+ e 60+ da Cia Municipal de Dança de Xanxerê participam do 22º Festival de Dança da 3ª Idade, que ocorre de 03 a 07 de novembro em Piratuba
Cerca de 40 bailarinas dos grupos 50+ e 60+ da Cia Municipal de Dança de Xanxerê participam do 22º Festival de Dança da 3ª Idade, que ocorre de 03 a 07 de novembro em Piratuba. O evento reúne grupos de diversas partes do Brasil e do exterior, promovendo a cultura e a dança entre os mais velhos.0
Sob a coordenação do coreógrafo Diego Gonçalves, as bailarinas apresentarão coreografias em categorias como Danças Populares Brasileiras, Danças Populares Internacionais, Dança Coreográfica Livre e Dança de Salão. O grupo também participa da disputa pelo prêmio de Rainha do Festival. A bailarina Carmem Spadotto, que foi vice-campeã em 2023, busca o título este ano.
A Cia Municipal de Dança de Xanxerê é parte do Programa Municipal de Formação na Área Cultural (PROMFAC). Este programa atende cerca de 180 pessoas, com idades entre 6 e 85 anos, oferecendo aulas de dança gratuitas e apoio para os deslocamentos em eventos. As atividades são promovidas pela Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer e pela Secretaria de Assistência Social.
Este ano, os figurinos das bailarinas foram financiados por um projeto aprovado pelo Fundo Estadual do Idoso do Governo do Estado de Santa Catarina. O apoio financeiro possibilitou que o grupo se apresentasse com trajes adequados, destacando a importância de investimentos em iniciativas culturais.