Bombeiros

Lance Notícias | 04/09/2024 08:50

04/09/2024 08:50

28034 visualizações

Bombeiros de Santa Catarina completa cinco dias de combate às chamas no pantanal

Equipe Catarinense Controla Focos de Incêndio em Mato Grosso do Sul

Há cinco dias, uma equipe composta por 20 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está atuando no combate a incêndios no Pantanal, especificamente no município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul (MS). A missão teve início na última quarta-feira, 28, quando os bombeiros partiram para o MS por determinação do governador Jorginho Mello. A previsão é que a equipe permaneça na região por 15 dias, com a possibilidade de revezamento caso seja necessário.

Logo no início da operação, a equipe do CBMSC alinhou as ações de combate com o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Em seguida, os bombeiros se deslocaram para Aquidauana, região que serve como porta de entrada do bioma Pantanal.

As ações de combate ao fogo estão concentradas principalmente no período da tarde até a madrugada, enquanto as manhãs são dedicadas ao reconhecimento dos resultados obtidos na noite anterior. No primeiro dia de atuação, a equipe catarinense trabalhou por mais de 10 horas no combate direto às chamas.

De acordo com o capitão Ricardo Bianchi, do CBMSC, a equipe enfrentou um cenário crítico com muitos focos de incêndio em uma área extensa. Com a separação das equipes e o apoio das forças locais, foi possível controlar os focos de incêndio.

A operação no Pantanal é caracterizada por um trabalho conjunto entre diferentes órgãos, incluindo o Exército, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul e o Ibama, que disponibilizou aviões para a operação. As técnicas aplicadas no controle das chamas incluem ataques direto e indireto. No ataque direto, são utilizados equipamentos como sopradores e abafadores, com o combate diretamente nas chamas. Já no ataque indireto, é feita a eliminação do material combustível para evitar a propagação do fogo.

A equipe também conta com o suporte de seis caminhonetes 4×4 e equipamentos especializados, como motobombas com reservatórios de água, abafadores, sopradores, rádios de comunicação e retardantes químicos. Além disso, dois drones estão sendo utilizados para a visualização e reconhecimento dos terrenos.

Até o momento, os bombeiros de Santa Catarina conseguiram controlar as chamas nas regiões designadas, utilizando com eficiência as técnicas disponíveis e o maquinário de apoio.

Deixe seu comentário