Ação facilita o descarte correto de materiais e reforça a prevenção de doenças como a dengue.
A Secretaria de Saúde de Ipuaçu, por meio do Setor de Endemias, em parceria com a Cooperativa de Catadores Cooperclim, está realizando uma campanha especial para o recolhimento de resíduos e materiais de maior volume na Terra Indígena Xapecó. A iniciativa tem como objetivo incentivar o descarte correto, reduzir impactos ambientais e contribuir para a prevenção de doenças, especialmente em um período de aumento nos focos de dengue.
Entre os materiais que serão coletados gratuitamente estão eletrodomésticos e eletrônicos em geral, como geladeiras, fogões, máquinas de lavar, micro-ondas, televisores, computadores, celulares e pequenos eletros, desde que estejam inteiros. Também serão recolhidos pilhas, baterias, lâmpadas e pneus, que devem estar em condições adequadas para o transporte.
Para participar, os moradores devem procurar o Posto de Saúde da Aldeia Sede e cadastrar o endereço até o dia 10 de março. Após o registro, o município realizará a coleta dos materiais nas residências indicadas.
De acordo com a organização da campanha, o descarte correto de resíduos é uma medida importante para evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e outras doenças. A ação também busca conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e do cuidado coletivo com a saúde da comunidade.