Atualidades

Lance Notícias | 14/09/2023 11:03

14/09/2023 11:03

41419 visualizações

CAPS: objetivos, atendimentos e acolhidas

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são destinados ao atendimento de pessoas com adversidades mentais graves, incluindo, uso recorrente de bebidas alcoólicas e outras drogas, em situações de crise ou processo de reabilitação psicossocial. Sendo serviços especializados em saúde mental, os CPS se inserem na comunidade e funcionam como livre demanda, ou seja, sem necessidade […]

CAPS: objetivos, atendimentos e acolhidas (Imagem: web)

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são destinados ao atendimento de pessoas com adversidades mentais graves, incluindo, uso recorrente de bebidas alcoólicas e outras drogas, em situações de crise ou processo de reabilitação psicossocial.

Sendo serviços especializados em saúde mental, os CPS se inserem na comunidade e funcionam como livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamentos prévios.

A assistência em saúde mental é realizada por equipe multiprofissional composta por: psiquiatras, clínicos, pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, equipe de enfermagem, farmacêuticos (MS, 2021).

Dentre as categorias de CAPS, no total, são seis centros com demandas distintas. No entanto, em Xanxerê o Centros de Atenção Psicossocial encaixa-se na categoria I e trabalha de modo geral, atendendo mais de 500 pacientes de diferentes faixas etárias.

O mesmo atende um público que apresenta sofrimento psíquico intenso, decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, funcionado durante a semana.

Com atendimentos inclusos nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o centro atende na Rua Independência, nº 1207, Bairro La Salle.

CAPS, buscando a reabilitação e ressocialização da pessoa à comunidade.

Deixe seu comentário