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Bianca Lopes | 06/09/2024 15:47

06/09/2024 15:47

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CASAN aumenta investimentos em água e esgoto em Santa Catarina

A CASAN está implementando melhorias significativas em seus serviços para atender às novas normas de saneamento

A CASAN está implementando melhorias significativas em seus serviços para atender às novas normas de saneamento. A empresa está concentrando esforços na ampliação de sua infraestrutura de esgoto e na modernização do abastecimento de água. Com 98% da população coberta pelo serviço de água, a CASAN tem expandido sua capacidade de armazenamento com a construção de novos reservatórios. Nos últimos dois anos, foram adicionados 124 reservatórios, e mais 81 estão previstos para serem entregues em 2024. A previsão é que até 2026, a empresa instale mais de 200 novos reservatórios com tecnologias modernas e seguras.

A CASAN está também investindo na ampliação da cobertura de esgoto, um dos principais desafios impostos pelo novo Marco do Saneamento. Em resposta à nova legislação, que exige 99% da população com acesso a água potável e pelo menos 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033, a empresa direcionou 50% de seus recursos para a expansão dos sistemas de esgotamento sanitário. Atualmente, a cobertura de esgoto na área da CASAN alcança 34,6%, e grandes obras estão em andamento para aumentar essa cobertura.

Além das iniciativas tradicionais, a CASAN lançou o Programa Esgotamento Sobre Rodas, que visa melhorar a gestão do esgoto em áreas de baixa densidade populacional. O projeto-piloto, iniciado em Descanso, utiliza tecnologia desenvolvida internamente para retirar lodo de sistemas individuais de tratamento. Este modelo é uma alternativa econômica para municípios menores, onde a construção de grandes redes e estações de tratamento é inviável.

A modernização dos sistemas de abastecimento de água também inclui melhorias em redes de distribuição, sistemas de bombeamento e tratamento. A CASAN aumentou sua capacidade de abastecimento em 10% em relação ao ano anterior, refletindo o crescimento contínuo e o compromisso com a melhoria dos serviços prestados à população de Santa Catarina.

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