Ivo Heidrich Silveira tem em seu currículo mais de 30 anos de serviços prestado à comunidade. Natural de Barracão, interior do Paraná, iniciou em 1989 sua trajetória bastante jovem, como policial militar em Xanxerê onde permaneceu até 1994, quando tornou-se policial rodoviário federal, após ser aceito em concurso prestado para a carreira. Dali em diante, […]
Ivo Heidrich Silveira tem em seu currículo mais de 30 anos de serviços prestado à comunidade. Natural de Barracão, interior do Paraná, iniciou em 1989 sua trajetória bastante jovem, como policial militar em Xanxerê onde permaneceu até 1994, quando tornou-se policial rodoviário federal, após ser aceito em concurso prestado para a carreira.
Dali em diante, esteve em quase todos os Estados do país atuando em frentes de combate e isso tudo, sem parar de estudar nem por um segundo. Foi assim que tornou-se também advogado com especialização em Direito Público e Docência.
Inspetor da PRF Ivo Silveira, como é conhecido, contou ao Lance Notícias um pouco sobre sua trajetória, inclusive, sobre momentos que marcaram sua vida.
– Quando conclui o ensino médio prestei o vestibular para Direito, fui parte da primeira turma do curso de Direito em Videira. Neste mesmo tempo prestei o concurso para PRF e fui para a academia em Florianópolis, retornando para o posto da PRF em Xanxerê – contou.
Na PRF Ivo ficou até aposentar-se em 2016. Foram 22 anos de muito trabalho, incluindo Instrutor na Academia Nacional da PRF, e parte do grupo de trabalho do Contran, o qual deu origem ao manual de sinalização, um dos primeiros neste sentido.
– Em 2005 eu fiz parte do grupo de trabalho do Contran, era membro da Câmara Temática de Esforço Legal, Multas e Penalidades do Contran. Inclusive esse trabalho deu origem ao manual de fiscalização, um dos primeiros com a Resolução 371. Éramos uma equipe técnica de trabalho – comentou.
Durante todos esses anos, com o vasto currículo de serviços prestados a comunidade, alguns episódios não lhe saem da cabeça.
– Várias ocorrências chocaram minha vida, mesmo na época da PM, nas ocorrências de morte, por exemplo, mas na PRF várias prisões e apreensões. Inclusive eu estava à frente da última greve dos caminhoneiros em Xanxerê. Mas esse acidente de trânsito gravíssimo que ocorreu em Descanso, próximo ao município de São Miguel do Oeste, quando um caminhão descendo perdeu o controle e tombou sobre um ônibus deixando total 28 óbitos. Eu ajudei a recolher os destroços e corpos, foi realmente chocante – relembrou.
Apesar de ter-se aposentado da PRF, Ivo ainda atua como professor na academia, formando novos profissionais quase todos os anos. E deixa um recado especial a cada um desses que sonham em chegar lá.
– Eu tenho muito orgulho de ter saído ainda criança da casa de meus pais, e desde sempre me dedicado. Hoje sou bacharel em Direito, tenho a Escola de Preparação para Carreira no Ministério Público e especialização em Direito Público e Docência. Muitas vezes precisei abdicar do lazer para focar no que eu queria ser, isso que na minha época não havia tanta informação. Hoje é muito mais fácil, tem-se tudo na palma da mão, mas é preciso saber que haverá o momento em que será preciso abrir mão do lazer, da diversão, e focar, a primeira coisa que você precisa fazer é se organizar e focar. O resultado do esforço vem na mesma medida – finalizou.