Atualidades

Lance Notícias | 03/12/2023 10:00

03/12/2023 10:00

11253 visualizações

Conscientizando para incluir: entenda o motivo do estabelecimento do Dia Internacional das pessoas com deficiência

A ONU estabeleceu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em 1992, celebrado em 3 de dezembro, com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos deficientes, globalmente.

Cerca de 10% da população mundial enfrenta discriminação devido a deficiências físicas, auditivas, visuais, mentais ou múltiplas. O Decreto Nº 3.298 de 1999 define deficiência como a perda ou anormalidade que gera incapacidade para atividades normais. As deficiências podem ser físicas, auditivas, visuais, mentais ou múltiplas. É crucial reconhecer que as pessoas com deficiência têm direitos e deveres garantidos, e a discriminação dificulta uma vida digna.

Clique aqui para seguir a comunidade do Grupo Lance Notícias no WhatsApp.

A inclusão e a acessibilidade são essenciais para atender às necessidades dessas pessoas, especialmente no acesso à educação e ao emprego. Muitas vezes, a falta de oportunidades no mercado de trabalho resulta de percepções equivocadas sobre a eficiência e o custo da criação de ambientes acessíveis. Políticas abrangentes são fundamentais para acolher e integrar plenamente essa parte essencial da população.

Deixe seu comentário