O Hospital Regional São Paulo (HRSP) é reconhecido pelo enfoque humanizado no atendimento aos pacientes.
O Hospital Regional São Paulo (HRSP) é reconhecido pelo enfoque humanizado no atendimento aos pacientes. Um dos projetos que reflete essa abordagem é a Contação de Histórias. A ação é organizada pelo Grupo de Humanização do HRSP e coordenada pela psicóloga Charlise Pereira. Iniciado em 2014 o projeto visa animar os pacientes, proporcionando diversão e motivação, além de incentivar uma recuperação mais rápida.
Atualmente a ação conta com a participação de três voluntárias: Ivonete Terezinha Lorenzon Dambros, 54 anos, e Léa Maria Begnin Zandoná, 56 anos, ambas professoras aposentadas de Abelardo Luz, que participam do projeto uma vez ao mês desde 2020; e Marlene da Silva Martarello, 69 anos, também professora aposentada, de Xanxerê, que está envolvida desde 2015.
Durante as visitas aos pacientes, as voluntárias se vestem com roupas coloridas e adereços no cabelo. Caracterizadas, elas levam ânimo, alegria, diversão e esperança aos pacientes de diversos setores do hospital. Charlise Pereira, coordenadora do projeto, destaca a importância da iniciativa para o bem-estar dos pacientes internados. “O projeto de Contação de Histórias é um exemplo claro de como pequenas ações podem ter um grande impacto no processo de recuperação dos pacientes. Com a ajuda das voluntárias, essa ação leva acolhimento, promove o diálogo e uma atenção especial para quem está internado, proporcionando um ambiente acolhedor e humanizado para todos. O sentimento de alegria dos pacientes, é nítido em cada visita,” finaliza Charlise.