Comunidade

Lance Notícias | 06/10/2023 13:44

06/10/2023 13:44

44914 visualizações

Convênio para criar o selo de qualidade da semente de soja abelardense é assinado

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (06), o ato oficial de assinatura do convênio para formalizar a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) como órgão emissor do selo de qualidade das sementes produzidas no município de Abelardo Luz, com objetivo de certificar a qualidade da produção em solo abelardense. O município já possui o título […]

Convênio para criar o selo de qualidade da semente de soja abelardense é assinado (Foto: Prefeitura de Abelardo Luz)

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (06), o ato oficial de assinatura do convênio para formalizar a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) como órgão emissor do selo de qualidade das sementes produzidas no município de Abelardo Luz, com objetivo de certificar a qualidade da produção em solo abelardense.

O município já possui o título de Capital Nacional da Semente de Soja e se destaca como um dos três maiores produtores do estado de Santa Catarina.

Quanto ao feito, o Prefeito Nerci Santin enfatiza:

– Hoje é de saber comum que nosso município tem uma das melhores sementes de soja do Brasil, mas existe essa necessidade de comprovar oficialmente essa informação. Com este selo, além de certificar a qualidade também irá agregar valor na semente produzida aqui, gerando mais renda e desenvolvendo ainda mais esse setor que já se destaca em nosso estado –

O estudo e análise da qualidade da semente será realizado pelo Laboratório de Análises de Sementes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que adotou Abelardo Luz como pioneiro da iniciativa. Reitor da UDESC, Dilmar Barreta comenta:

– É motivo de muita alegria a assinatura deste convênio, pois possibilitará realizar um trabalho diferenciado aqui no município. O objetivo principal é realmente agregar valor a este produto para que futuramente os agricultores do município sejam ainda mais valorizados por terem uma semente de qualidade – comenta.

A Caluba Sementes foi definida como empresa parceira neste momento de implementação do projeto no município, por se destacar na produção de sementes que são comercializadas para diversas regiões do país.

Os trabalhos de laboratório devem iniciar nos próximos dias, para que o selo seja criado em meados do próximo ano.

Deixe seu comentário