O coração, esse incansável motor que impulsiona a vida, merece toda a atenção e cuidado que podemos oferecer. A saúde cardiovascular é fundamental para uma vida plena e ativa, e adotar práticas que promovam o bem-estar do coração é uma responsabilidade que todos nós compartilhamos. O Grupo Lance Notícias conversa com o Dr. André Martins […]
O coração, esse incansável motor que impulsiona a vida, merece toda a atenção e cuidado que podemos oferecer. A saúde cardiovascular é fundamental para uma vida plena e ativa, e adotar práticas que promovam o bem-estar do coração é uma responsabilidade que todos nós compartilhamos.
O Grupo Lance Notícias conversa com o Dr. André Martins cardiologista que atende aqui no município e conta sobre os principais cuidados necessários para manter o coração saudável.
— Tenha uma alimentação saudável; Mantenha o peso ideal; Sono reparador; Controle de colesterol; Controle da glicose; Evite stress; Controle a pressão arterial; Realize atividades físicas; Evite hábitos nocivos e Realize exames periódicos — conta.
Dr. André saliente ainda alguns sintomas que merecem atenção quando se trata de problemas cardíacos.
— Dor no peito repouso e no esforço; Falta de ar repouso e no esforço; Palpitações; Tonturas e desmaios; Inchaço corporal; Tosse seca persistente sem causa conhecida; Sudorese súbita e palidez — salienta.
Ainda destaca a importância dos exames regulares e consultas com um cardiologista na manutenção da saúde cardiovascular.
— É Fundamental. Exames e consultas regulares pode alertar e diagnosticar alterações não sabidas que com certeza muda a evolução das doenças cardiovasculares. Quem agenda consultas com o cardiologista somente quando sente algo atípico corre o risco de descobrir a presença de problemas já em estágio avançado. Com isso, o tratamento pode ser mais difícil ou até insuficiente, não trazendo resultados satisfatórios — destaca.
Dr. André deixa um lembrete aos leitores.
— Lembre-se, o check-up cardiológico de rotina possui um papel duplo: além de prevenir disfunções, possibilita que um distúrbio seja identificado de maneira precoce, aumentando as chances de cura — lembra.
Cuidar do coração é investir na qualidade e na longevidade da vida. Adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e o controle do estresse, são atitudes que fazem toda a diferença na manutenção da saúde cardiovascular.