A iniciativa busca capacitar educadores para atuarem em situações de emergência no ambiente escolar
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou um curso gratuito de Noções de Primeiros Socorros voltado para profissionais da educação. A iniciativa busca capacitar educadores para atuarem em situações de emergência no ambiente escolar. O curso foi apresentado no dia 30 de setembro e está disponível na plataforma online do CBMSC.
O curso atende à Lei Lucas, que estabelece diretrizes para a capacitação em primeiros socorros em instituições de ensino. A lei surgiu após a morte de um menino de 10 anos, que sofreu um engasgo durante uma excursão escolar. O tenente-coronel Túlio Tartari Zanin, do CBMSC, destacou a importância dessa capacitação, citando que mais de 2 mil crianças de 0 a 9 anos morreram nos últimos 15 anos no Brasil devido a obstruções das vias aéreas.
O curso foca na desobstrução das vias aéreas, mas também abrange outras emergências. Com duração de 20 horas, ele é dividido em seis módulos que incluem temas como segurança e prevenção, avaliação de cena, emergências respiratórias, ressuscitação cardiopulmonar, hemorragias e choque. Segundo o tenente-coronel, o curso é voltado principalmente para educadores, mas qualquer interessado pode participar.
Os interessados podem acessar o curso gratuitamente pelo site do CBMSC. Ele é destinado a profissionais da educação da rede pública e privada. Ao final do curso, os participantes recebem um certificado de conclusão.
O tenente-coronel ressaltou a importância da educação à distância, que permite ampliar o alcance do conhecimento sobre primeiros socorros para toda a comunidade. A iniciativa visa preparar as pessoas para responderem corretamente a emergências ou acionar equipes de emergência.