Além das produções escritas, a programação incluiu apresentações musicais e declamações de poemas, proporcionando um momento de integração e protagonismo juvenil
Nesta quarta-feira, 12 de junho, a Escola de Educação Básica Presidente Arthur da Costa e Silva realizou um evento especial em comemoração ao Dia dos Namorados, com a participação exclusiva de alunos, professores e autoridades escolares. Intitulado “Dia do Amor e da Amizade”, o projeto foi promovido pela área de Linguagens da instituição.
A iniciativa destacou-se por valorizar não apenas os sentimentos de afeto e amizade entre os estudantes, mas também o resgate de práticas tradicionais, como a escrita manual de cartas e cartões em diversas línguas. Os alunos foram incentivados a se expressar em português, inglês e espanhol, criando textos e poesias que foram apresentados ao longo do evento.
Além das produções escritas, a programação incluiu apresentações musicais e declamações de poemas, proporcionando um momento de integração e protagonismo juvenil. “Hoje os estudantes são os protagonistas. Desenvolveram cartões, escreveram cartas e prepararam apresentações artísticas”, destacou uma das organizadoras do evento.
O projeto também teve como objetivo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. “Queremos transformar a escola em um espaço de afetividade, onde os alunos possam compartilhar sentimentos, construir laços e valorizar a escrita como forma de expressão”, completou a professora Graça.
Segundo os organizadores, a proposta é também uma forma de contextualizar as gerações anteriores, resgatando a prática das cartas escritas à mão — comuns no tempo de pais e avós — como alternativa às comunicações digitais predominantes hoje.