Queimadas podem provocar apagões e colocar a população em risco
A DCELT de Xanxerê emitiu um alerta à população sobre os riscos das queimadas próximas à rede elétrica. A prática, além de ilegal, coloca vidas em risco, causa interrupções no fornecimento de energia e gera graves prejuízos ambientais.
De acordo com o comunicado, atear fogo para limpar terrenos ou descartar lixo não é uma forma segura de manejo. Em períodos de tempo seco, o risco de propagação das chamas aumenta, especialmente em áreas próximas à rede elétrica.
“Até mesmo uma ponta de cigarro descartada de forma inadequada pode iniciar um incêndio”, reforça o aviso da DCELT. A proximidade do fogo com postes, cabos ou transformadores representa uma ameaça à segurança da população, podendo causar acidentes, quedas de energia e danos ao sistema elétrico.
A orientação é clara: ao identificar qualquer foco de incêndio próximo à rede elétrica, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A ação rápida é fundamental para evitar maiores consequências.
A DCELT reforça que queimadas urbanas são proibidas por lei e podem resultar em multas, além de prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente.