Atualidades

Lance Notícias | 02/12/2023 15:30

02/12/2023 15:30

12223 visualizações

Dia da Astronomia: uma profissão além da imensidão celeste

A data homenageia a ciência que explora, observa e estuda o universo e tudo que existe nele: planetas, estrelas, satélites naturais, galáxias, entre outras descobertas.

A astronomia é uma das ciências mais antigas que existem no mundo, responsável pela descoberta da origem, movimentação, composição e demais comportamentos dos corpos celestes que estão espalhados por todo o universo.

Os astrônomos – estudiosos e cientistas que estudam a ciência da astronomia – olham para o céu em busca de respostas para as grandes e pequenas questões sobre o que existe além da imensidão celeste.

O Dia da Astronomia no Brasil surgiu em homenagem à data de nascimento do imperador Pedro de Alcântara, Dom Pedro II (2 de dezembro), que era considerado um astrônomo amador e o patrono da astronomia brasileira.

A profissão de astrônomo é uma das mais novas oportunidades de trabalho, onde, o estudante inicia com pesquisas e questionamentos, assim, partindo para observação, esse sendo o maior instrumento profissional. A astronomia e a ciência se entrelaçam pela busca de novas histórias.

 

(Fonte: Ministério da Educação; capa: web).

Deixe seu comentário