Atualidades

Éricka Veloso Dos Santos | 23/05/2024 15:53

23/05/2024 15:53

39092 visualizações

Dia da Consciência Negra é incorporado ao calendário

Brasil oficializa 20 de novembro como feriado nacional

O Brasil ganha um novo feriado nacional com a sanção da Lei 14.759/2023. O dia 20 de novembro, conhecido como Dia da Consciência Negra e Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, foi oficialmente incorporado ao calendário de feriados em todo o território nacional. Essa data, de grande significado histórico e cultural, agora será observada por todos os brasileiros.

Com a sanção presidencial, o Dia da Consciência Negra agora integra o calendário nacional, consolidando mais um passo na valorização da história e das raízes culturais da população brasileira. A data já era feriado em seis estados como Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, além da cidade de Boa Vista, em Roraima, já reconheciam a data como feriado. Em 2011, o Dia da Consciência Negra começou a ser celebrado em todo o Brasil, mas não como feriado nacional. O que antes era facultativo para a maioria dos brasileiros, agora é de observação obrigatória para todos.

A oficialização do Dia da Consciência Negra como feriado nacional é um marco importante na história do Brasil. Este dia tem o objetivo de promover a reflexão sobre a resistência e as contribuições do povo negro na formação da sociedade brasileira. Zumbi dos Palmares, morto em 1695, é a figura central deste feriado. Sob sua liderança, o Quilombo dos Palmares tornou-se um símbolo de resistência contra a opressão escravocrata.

Com essa mudança, novembro passa a contar com três feriados nacionais: Finados em 2 de novembro, Proclamação da República em 15 de novembro e Dia da Consciência Negra em 20 de novembro.

Deixe seu comentário