Linfoma denomina o conjunto de cânceres que acometem o sistema responsável por auxiliar o combate de infecções, ou seja, o sistema linfático. Tal sistema, transporta os glóbulos brancos, essas, que são células que combatem as infecções e integram o sistema imunológico. O linfoma ocorre quando as células normais do sistema linfático sofrem mudanças e se […]
Linfoma denomina o conjunto de cânceres que acometem o sistema responsável por auxiliar o combate de infecções, ou seja, o sistema linfático. Tal sistema, transporta os glóbulos brancos, essas, que são células que combatem as infecções e integram o sistema imunológico.
O linfoma ocorre quando as células normais do sistema linfático sofrem mudanças e se multiplicam sem pausas, disseminando-se pelo organismo.
Neste dia 15 de setembro é alertado o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, tal doença que já diagnosticou mais de 700.000 pessoas no mundo.
Alguns dos sinais e sintomas são: Suor noturno; esplenomegalia (aumento do baço); perda de peso sem motivo aparente; febre; coceira na pele; fadiga; aumento de linfonodos (gânglios), em especial na região do pescoço, virilha e axila.
Dentre os tipos de linfomas, existem os de Hodgkin (LH) e linfoma não-Hodgkin (LNH), onde ambos apresentam sinais e graus de agressividade distintos (MS, 2023).
Linfoma de Hodgkin
Sem um motivo cientifico do seu surgimento, esse linfoma é uma doença adquirida e não hereditária, nesse caso, tal enfermidade aparece durante a vida, sem histórico anterior familiar. Podendo manifestar-se em qualquer idade, compreende cerca de 20% dos casos da doença, no geral.
Linfoma não-Hodgkin
Com diagnostico certo, esse linfoma é um grupo complexo de mais de 80 tipos distintos da doença, classificando de acordo com o tipo de linfoma e o estágio em que se encontra, levando em consideração sua forma e padrão de apresentação ao microscópio.
Recomendações para prevenção:
– Evite a exposição prolongada a produtos químicos, como produtos agrícolas;
– Pacientes infectados com o vírus HTLV e o vírus HIV correm risco maior de desenvolver linfoma, portanto devem estar mais atentos aos sintomas;
– Faça um autoexame frequentemente. Quanto mais você conhecer o próprio corpo, mais depressa identificará possíveis alterações físicas;
– Procure um médico se notar a presença de uma íngua (gânglio aumentado) no pescoço, axila, virilha, especialmente se ela não for dolorosa, tiver crescimento rápido e você não apresentar nenhum outro sinal de infecção (como febre e mal estar).
A prevenção e a informação fazem parte do processo de saúde.