Saúde

Lance Notícias | 22/09/2023 08:49

22/09/2023 08:49

55872 visualizações

Dicas essenciais para garantir o bem-estar dos animais durante o calor extremo

Proteger os animais do calor extremo é crucial para garantir o seu bem-estar e saúde, principalmente durante os meses mais quentes do ano. O Grupo Lance Notícias reuniu dicas para a saúde e o bem-estar dos animais de estimação. Confira: Água fresca e limpa: Certifique-se de que os animais tenham acesso constante a água fresca […]

Dicas essenciais para garantir o bem-estar dos animais durante o calor extremo

Proteger os animais do calor extremo é crucial para garantir o seu bem-estar e saúde, principalmente durante os meses mais quentes do ano. O Grupo Lance Notícias reuniu dicas para a saúde e o bem-estar dos animais de estimação. Confira:

  1. Água fresca e limpa: Certifique-se de que os animais tenham acesso constante a água fresca e limpa. Mantenha as tigelas de água cheias e verifique-as regularmente para garantir que não estejam sujas ou vazias.
  2. Sombra: Forneça sombra adequada para os animais ao ar livre. Isso pode ser feito por meio de árvores, toldos ou abrigos específicos para animais de estimação.
  3. Ar-condicionado ou ventilação: Se você mantém animais dentro de casa, certifique-se de que a área onde eles estão seja mantida em uma temperatura confortável. O uso de ar-condicionado ou ventilação adequada pode ajudar a reduzir o calor.
  4. Evite caminhadas e exercícios intensos durante o calor extremo: Evite levar os cães para caminhadas ou exercícios vigorosos nos dias mais quentes. Se precisar sair com eles, faça-o nas horas mais frescas do dia, como de manhã cedo ou à noite.
  5. Não deixe animais em carros: Nunca deixe animais de estimação em carros estacionados, mesmo que as janelas estejam abertas. A temperatura dentro de um carro pode aumentar rapidamente e se tornar perigosa para os animais.
  6. Pavimentos quentes: Evite que os animais caminhem em pavimentos quentes, como asfalto, durante o calor extremo, pois isso pode queimar as patas deles. Opte por caminhadas em superfícies mais frias, como grama.
  7. Gelo e toalhas molhadas: Você pode fornecer alívio adicional do calor oferecendo cubos de gelo para os animais mastigarem ou esfregando toalhas molhadas em seus corpos.
  8. Escovação: Para animais de pelos longos, a escovação regular pode ajudar a remover o excesso de pelo e a manter sua pele fresca.
  9. Atenção a sintomas de superaquecimento: Esteja atento aos sinais de superaquecimento em animais, como ofegar excessivamente, letargia, salivação excessiva, gengivas pálidas, fraqueza ou vômitos. Se você notar esses sinais, leve o animal a um local fresco imediatamente e consulte um veterinário.
  10. Fornecer abrigo adequado: Certifique-se de que os animais que vivem ao ar livre tenham abrigos adequados que ofereçam proteção contra o calor, como casinhas com boa ventilação.

Deixe seu comentário