Em uma Reunião da OMS o Diretor geral da OMS, transmitiu o relatório da décima quinta reunião do comitê de emergência do regulamento sanitário internacional, sobre a pandemia da decorrente da corona vírus, que aconteceu na quinta feira (04). Durante a sessão deliberativa, os membros do comitê destacaram a tendência decrescente nas mortes por COVID-19, […]
Em uma Reunião da OMS o Diretor geral da OMS, transmitiu o relatório da décima quinta reunião do comitê de emergência do regulamento sanitário internacional, sobre a pandemia da decorrente da corona vírus, que aconteceu na quinta feira (04).
Durante a sessão deliberativa, os membros do comitê destacaram a tendência decrescente nas mortes por COVID-19, o declínio nas hospitalizações e internações em unidades de terapia intensiva relacionadas ao COVID-19 e os altos níveis de imunidade da população.
A posição do comitê tem evoluído ao longo dos últimos meses, embora reconhecendo as incertezas remanescentes postadas pela evolução potencial do corona vírus, eles aconselharam que é hora de fazer a transição para o gerenciamento de longo prazo da pandemia de COVID-19.
O Diretor-Geral da OMS concorda com o conselho oferecido pelo Comitê em relação à pandemia de COVID-19 em andamento. Ele determina que o COVID-19 é agora um problema de saúde estabelecido e contínuo que não constitui mais uma emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC).
O Diretor-Geral da OMS considerou o conselho fornecido pelo Comitê sobre as recomendações temporárias propostas e as emitiu de acordo com a declaração abaixo. O Diretor-Geral da OMS convocará um Comitê de Revisão do RSI para aconselhar sobre as Recomendações Permanentes para o gerenciamento de longo prazo da pandemia, levando em consideração o Plano Estratégico de Preparação e Resposta ao COVID-19 2023-2025.
Durante esta transição, os Estados Partes são aconselhados a continuar seguindo as Recomendações Temporárias emitidas. O Diretor-Geral expressou sua sincera gratidão ao Presidente, aos Membros e aos Assessores do Comitê por seu envolvimento e assessoria durante os últimos três anos.