Para homenagear uma das escolas mais antigas do município a Câmara Municipal de Xanxerê recebeu, na noite desta quarta-feira (22), alunos, professores e diretoria da Escola Estadual de Educação fundamental que, completa neste ano, 70 anos de história em Xanxerê. O plenário do legislativo xanxereense esteve lotado e contou com a participação da Coordenadora Regional […]
Para homenagear uma das escolas mais antigas do município a Câmara Municipal de Xanxerê recebeu, na noite desta quarta-feira (22), alunos, professores e diretoria da Escola Estadual de Educação fundamental que, completa neste ano, 70 anos de história em Xanxerê. O plenário do legislativo xanxereense esteve lotado e contou com a participação da Coordenadora Regional de Educação Micheli Barbieri.
A homenagem ocorreu no início da sessão quando o presidente da câmara, vereador Cabo Oliveira, chamou para fazer uso da Tribuna Popular a Diretora do Costa e Silva, Maristela Marcon Sutil. A diretora agradeceu cumprimentou a todos os presentes, agradeceu a homenagem proposta pelo vereador Vilmar do Som e apresentou um vídeo produzido há 20 anos, quando a escola estava completando o Jubileu de Ouro. O vídeo mostra um pouco da história do educandário que se confunde com a história da cidade. Logo após a exibição do vídeo falaram em nome da escola os professores Marcelo e Daniel Verza que falaram sobre os trabalhos desenvolvidos na escola.
Como vereador proponente, Vilmar do Som fez uso da palavra e elogiou todos aqueles que passaram pela Escola e deixaram sua marca.
– Não é fácil manter uma instituição deste tamanho, com um orçamento apertado, mas mesmo assim foi um trabalho magnifico que é preciso ser valorizado por alunos, pais e a própria comunidade – disse o vereador. Vilmar do Som também aproveitou a oportunidade para homenagear o saudoso Nilo Munaretti, na pessoa do seu filho Paulo Munaretti que estava presente na sessão, que foi um dos batalhadores para trazer a escola para o município.
O presidente abriu espaço para manifestação dos outros vereadores e o primeiro a falar foi Altair Rossato (Dentinho), que aproveitou a oportunidade para enaltecer a escola e falar dos anos que estudou no educandário. O vereador Serginho Nunes também foi no mesmo embalo e fez a homenagem para a escola na qual fez todos seus estudos. Serginho parabenizou professores e diretores e fez questão de destacar a importância do estudo para as dezenas de alunos que acompanhavam a sessão. O vereador também elogiou a coordenadora regional, Micheli Barbieri, dizendo não ter dúvidas de que fará um trabalho para elevar ainda mais o nome da escola. O vereador Evandro Saibo também falou dos anos que esteve na escola, enalteceu o trabalho de professores e diretores e destacou a importância dos estudos. Ivan Marques destacou a importância da escola na formação do cidadão e disse que para conquistar o seu lugar na sociedade é preciso, acima de tudo, ter foco na educação. O vereador elogiou o trabalho desenvolvido pela diretoria enalteceu os setentas anos da escola. Arnaldo Lovatel destacou a doação e o empenho da direção e professores na formação destes jovens, na qual muitos serão profissionais que continuarão fazendo a história do município. Por último, o presidente Cabo Oliveira usou a palavra e também prestou sua homenagem, a EEB Costa e Silva, cumprimentando e parabenizando a diretoria, professores e alunos da escola. O vereador ratificou de forma integra todas as manifestações dos demais vereadores e destacou a importância da educação. Disse que é importante a união de todos os poderes públicos em prol de uma educação de qualidade.
Uma foto dos vereadores com alunos, professores, diretores e convidados, da escola, marcou o encerramento da homenagem pelos 70 anos da Escola Estadual de Educação Básica Costa e Silva.