Outro aspecto que foi considerado é a idade avançada das árvores que serão substituídas.
Nos próximos dias a Prefeitura de Xanxerê estará realizando a manutenção e substituição de algumas árvores na rua Fidêncio de Souza Mello, entre as ruas Coronel Passos Maia e Olavo Bilac, no centro da cidade.
O serviço será executado após uma série de análises e considerações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente que possibilitaram afirmar com precisão e segurança que a decisão tomada é a mais adequada para a situação em que as mesmas que se apresentam.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlo Antunes, os moradores, comerciantes e trabalhadores daquela região da cidade, além de pessoas que por ali circulam solicitaram há algum tempo que a Administração Municipal tomasse alguma providência a respeito das árvores que oferecem riscos aos moradores e pedestres.
Antunes salienta que a necessidade de adaptação dos passeios, dando condições de acessibilidade, é um dos motivos desta revitalização. “Atualmente pessoas com mobilidade reduzida tem uma grande dificuldade em transitar pelo local devido ao crescimento das raízes que tomaram conta do passeio e criaram obstáculos à cadeirantes, gestantes, carrinhos de crianças, idosos e pessoas nas mais diversas situações. A substituição das árvores possibilitará que os proprietários regularizem seus passeios, criando uma rota acessível, adequada e confortável à toda a população.”
Outro aspecto que foi considerado é a idade avançada das árvores que serão substituídas. Elas foram plantadas há cerca de 40 anos, e como ao longo do tempo não foram realizadas podas e manutenções adequadas, cresceram de forma descontrolada e estão tomadas por parasitas, tornando a recuperação das mesmas impraticável. “Hoje as árvores são um risco para a população que transita no local, especialmente em dias de vento. Já houve ocorrências de queda de galhos de grande porte que se romperam e caíram sobre o passeio e via pública, sem contar a questão da rede de distribuição de energia elétrica que passa pela rua, uma vez que ocorrendo algum tipo de queda sobre os cabos ou postes, boa parte da cidade pode ficar sem energia, causando grandes transtornos à população.”
Antunes destacou ainda que juntamente com a regularização dos passeios, novas árvores serão plantadas no local.