Abelardo Luz

Elisa Tonini | 06/01/2026 15:02

06/01/2026 15:02

23378 visualizações

Engenheiros do MAPA realizam vistoria técnica na Estrada da Produção em Abelardo Luz

A obra está inicialmente orçada em R$ 8,2 milhões

O ano de 2026 começou com trabalho, planejamento e avanços importantes para o projeto de asfaltamento da Estrada da Produção (ABL-270), em Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina. Na tarde de segunda-feira (5), engenheiros do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Governo Federal, estiveram no município para realizar uma vistoria técnica na via que deverá receber cinco quilômetros de pavimentação asfáltica.

A visita teve como objetivo avaliar as condições atuais da estrada, verificar aspectos técnicos do projeto e alinhar os próximos passos para a execução da obra, aguardada há anos por moradores e produtores rurais que utilizam a via diariamente como principal rota de escoamento da produção agrícola.

“Nosso intuito é coletar informações que vão balizar as próximas fases do projeto e que também servirão de base para a execução e a prestação de contas”, explicou o engenheiro Ítalo Siqueira dos Santos, do MAPA.

O trecho que será asfaltado compreende cinco quilômetros, a partir da empresa Caluba Sementes, seguindo em direção ao interior do município. Segundo Santos, os dados coletados em campo serão reunidos em um relatório técnico que servirá para análise do projeto básico. “Com essas informações, vamos verificar se o orçamento está compatível com o projeto e com a memória de cálculo. Estando tudo de acordo, o projeto será aprovado e, na sequência, será autorizada a fase de licitação para a contratação da empresa responsável pela obra”, detalhou.

A obra está inicialmente orçada em R$ 8,2 milhões. Os recursos foram garantidos pelo Governo Federal em outubro de 2025, com anúncio realizado pela deputada federal Ana Paula Lima (PT) durante um evento no Assentamento José Maria.

A vistoria técnica contou ainda com a presença do secretário de Administração, Aléssio Valandro, do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Alzomiro Brizola, além de engenheiros responsáveis pelas obras de pavimentação do município.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.