Com intuito de informar a população, certificando que, esses centros são de extrema importância na prevenção, mediação e organização dos cidadãos que passam por algum gênero de vulnerabilidade e direitos violados. Quanto a prevenção, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é o serviço qual trabalha as possíveis situações de vulnerabilidade social e de riscos nos territórios, […]
Com intuito de informar a população, certificando que, esses centros são de extrema importância na prevenção, mediação e organização dos cidadãos que passam por algum gênero de vulnerabilidade e direitos violados. Quanto a prevenção, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é o serviço qual trabalha as possíveis situações de vulnerabilidade social e de riscos nos territórios, analisando incidência e prevalência.
Já, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), atua com o tratamento das consequências e acompanha as famílias e indivíduos que já tiveram seus direitos infringidos.
Ambos centros existem baseados na Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e, a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS), que regula a organização em âmbito nacional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de forma descentralizada, participativa e articulada com as demais políticas setoriais.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Grupo Lance Notícias no WhatsApp.
Sobre o CRAS e CREAS, os dois visam ações de proteção social, garantindo os direitos e desenvolvimento humano, a partir da segurança socioassistencial aos usuários, expressas pela segurança da acolhida, segurança de convívio ou vivência familiar e, segurança de sobrevivência e/ou rendimento.
Das formas de acesso aos centros, o encaminhamento é por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da assistência social, outras políticas públicas e, órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Desse modo, a procura pelo CRAS pode ser feita como procura espontânea; busca ativa ou encaminhamento.
Em Xanxerê, há a instalação do CRAS I que, pode atender mais de 2.000 famílias referenciadas e, o CRAS II, tendo a possibilidade de atender mais de 3.000 núcleos familiares. Também, o CREAS, localizado no Bairro Colatto, todos em funcionamento.
Contudo, apesar das distinções, o CRAS e o CREAS são espaços que propõem o empoderamento das famílias e de seus membros, para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade e risco social, cooperando para a construção e reconstrução das relações familiares e comunitárias.
(Fonte: GESUAS; MDS Gov.)