O município de Entre Rios está localizado entre os rios Chapecó e Chapecozinho. Sua colonização foi feita por descendentes de indígenas, alemães, italianos e poloneses. O município possui como principais atividades econômicas a agricultura, suinocultura, caprinocultura, piscicultura, apicultura e ovinocultura. A característica mais marcante de Entre Rios é a presença, em grande escala, de pedras […]
O município de Entre Rios está localizado entre os rios Chapecó e Chapecozinho. Sua colonização foi feita por descendentes de indígenas, alemães, italianos e poloneses. O município possui como principais atividades econômicas a agricultura, suinocultura, caprinocultura, piscicultura, apicultura e ovinocultura.
A característica mais marcante de Entre Rios é a presença, em grande escala, de pedras semipreciosas, como por exemplo: Ametista e Citrino. Entre Rios também é conhecido como a Capital Catarinense das Pedras Semipreciosas, pois é o único lugar em Santa Catarina que possui essa atividade.
Devido a essa curiosidade, a equipe do jornal O Falcão esteve em Entre Rios na segunda-feira (20), onde visitou vários locais de extração e conversou com o proprietário de um dos garimpos, Pedro Squena, que também é agricultor.
– Herdei a propriedade que já era da família. Meus familiares já extraiam as pedras semipreciosas há muito tempo – diz.
Na oportunidade fizemos o registro de uma pedra de Citrino com aproximadamente 2,500kg, retirada recentemente de seu garimpo, sendo uma das maiores da região.
O município que atualmente é administrado pelo prefeito João Maria Roque e vice Joel Pereira, tem tido nos últimos anos grande desenvolvimento. Conversamos com o vice-prefeito Joel Pereira que fala sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos.
– Estamos trabalhando nesses 2 anos pelo bem da população, executando inúmeras obras e algumas já concluídas. Desenvolvemos um trabalho com honestidade, pegamos um município com muitas dificuldades, principalmente nos maquinários e hoje juntamente com os servidores estamos fazendo um grande trabalho em todas as secretárias – diz.
O vice-prefeito Joel trabalhou nos garimpos de extração de pedras semipreciosas por 27 anos.
– Essa atividade representa um incremento na renda de muitas famílias e consequentemente para o município, além da grande beleza dos materiais aqui extraídos – finaliza.
Informações e Fotos: Jornal O Falcão