Saúde

Lance Notícias | 30/08/2024 11:50

30/08/2024 11:50

31429 visualizações

Equipe do HRSP compartilha conhecimento sobre amamentação em Ipuaçu

HRSP oferece orientações sobre aleitamento materno na Terra Indígena Xapecó

Na tarde de quarta-feira (28), o Hospital Regional São Paulo (HRSP) promoveu uma ação na Terra Indígena Xapecó, situada na aldeia sede em Ipuaçu. A atividade foi organizada pela Comissão de Aleitamento Materno (CAM) do hospital e fez parte das ações do Agosto Dourado, dedicado ao incentivo ao aleitamento materno.

A equipe do HRSP que participou do evento incluiu a Técnica de Enfermagem Neusa Albani, a Enfermeira Supervisora da Maternidade Rosângela Godoi, a Técnica de Enfermagem Lindamir Berlanda, a Enfermeira Laura Milena Motter e a Gerente de Atendimento Fabíula Cichelero. Durante o encontro, foram fornecidas orientações às mães indígenas sobre a importância do aleitamento materno. As informações abordaram a postura e a pega correta para amamentação, aspectos nutricionais e outros pontos essenciais para a saúde da mãe e do bebê.

Rosângela Godoi, Enfermeira Supervisora da Maternidade do HRSP, enfatizou a relevância de levar essas orientações à comunidade. Ela destacou que a amamentação é crucial para a saúde dos bebês e para o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho. Godoi mencionou que o HRSP busca garantir que todas as mães, independentemente de onde vivam, recebam as informações e o apoio necessários para uma amamentação segura e confortável.

Fabíula Cichelero, Gerente de Atendimento do HRSP, explicou que a iniciativa de levar conhecimento à comunidade indígena está alinhada aos objetivos do hospital. A instituição atende a população da Terra Indígena Xapecó, a maior de Santa Catarina, com cerca de seis mil residentes nos municípios de Ipuaçu, Abelardo Luz e Entre Rios. Cichelero informou que o HRSP está conforme a portaria nº 2.663, de 11 de outubro de 2017, que institui o Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PI) dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto visa fornecer um atendimento diferenciado e respeitoso à cultura indígena, promovendo um cuidado humanizado.

Deixe seu comentário