Educação

Isabela Ferreira Mendes Moreira | 21/08/2024 17:33

21/08/2024 17:33

12805 visualizações

Escola Costa e Silva desenvolve projeto Agosto Laranja para conscientização sobre deficiências

A Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva, está promovendo durante todo o mês de agosto o projeto interdisciplinar Agosto Laranja.

A Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva, está promovendo durante todo o mês de agosto o projeto interdisciplinar Agosto Laranja. A iniciativa, que teve início em primeiro de agosto e vai até o dia 27, tem como objetivo principal conscientizar alunos e a comunidade escolar sobre deficiências e suas prevenções, promovendo um ambiente inclusivo e acessível para todos.

Sob a liderança da professora Maris Girroleta, o projeto conta com a colaboração de outros professores, como Patricia de Educação Física, que contribuiu na criação das Olimpíadas Inclusivas. As atividades incluem palestras, gincanas, oficinas e debates que incentivam a participação ativa de alunos com e sem deficiência, além de destacar a importância de um pré-natal adequado para prevenir síndromes que podem surgir em uma gestação indesejada.

Uma das principais atividades do projeto é a palestra do Paulo Ferronato, marcada para esta quinta-feira (22) na parte da manhã, que abordará temas relacionados à deficiência física, os desafios enfrentados e o processo de inclusão vivenciado por ele na própria escola. À tarde, a palestrante Maiara complementará as discussões com foco na deficiência física. Na sexta-feira (23), a Apadavix promoverá atividades sobre deficiências visuais e auditivas, e à tarde, o foco será o autismo, com especialistas em inclusão.

Durante todo o mês, professores realizaram diversas atividades práticas para sensibilizar os estudantes. No laboratório de química, os alunos tiveram a oportunidade de entender a questão dos sentidos, confeccionando sabonetes que foram utilizados como parte do projeto. Além disso, um vídeo educativo sobre deficiências e o processo de inclusão foi produzido e apresentado para as turmas, seguido de debates em sala de aula.

O destaque do projeto será as Olimpíadas Inclusivas, inspiradas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024. As competições terão abertura com hinos, danças inclusivas, como a participação de pessoas cegas, e modalidades esportivas adaptadas, como o golbol para deficientes visuais e o handebol em cadeira de rodas, que incluirá a participação de alunos sem deficiências físicas. As medalhas para os vencedores foram confeccionadas pelos próprios alunos no laboratório maker da escola.

No dia 28 ocorrerá uma gincana que simulará os desafios enfrentados por pessoas com deficiências visuais, auditivas e outras, incentivando os participantes a se colocarem no lugar do outro.

O projeto Agosto Laranja reflete o compromisso da Escola Costa e Silva com a promoção de uma educação inclusiva e acessível para todos. Ao envolver professores, equipe pedagógica e alunos em uma série de atividades educativas e práticas, a escola se destaca como um exemplo de inclusão e empatia, inspirando a comunidade a lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.

Deixe seu comentário