A proposta resultou na pintura do piso com atividades lúdicas, como amarelinha, trilhas e corrida de obstáculos, promovendo um ambiente mais atrativo para as crianças. O espaço foi pensado para estimular o movimento, a socialização e o desenvolvimento cognitivo dos alunos da educação infantil e dos anos iniciais.
Além da dimensão estética, a proposta também incorporou aspectos pedagógicos e sensíveis. A revitalização do espaço foi concebida a partir da escuta ativa da comunidade escolar. A articulação entre o visual e o simbólico esteve presente em cada escolha feita pelos estudantes de Design, desde os elementos gráficos até a maneira como se envolveram com o cotidiano da escola.
A entrega oficial do projeto foi realizada na última segunda-feira (21), com a presença da secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, da equipe diretiva da escola, professores, além de docentes e da coordenação do curso de Design da Unoesc. O momento marcou o encerramento das ações práticas na unidade.
“Esse tipo de atividade proporciona uma experiência de aprendizado mais completa. Os estudantes se envolvem com demandas reais e precisam buscar soluções criativas que atendam às necessidades do público-alvo”, explicou o professor Daniel Bonavigo, que acompanhou o desenvolvimento do projeto desde a sala de aula.
Para o coordenador do curso de Design, professor Anderson Saccol Ferreira, ações como essa reforçam o papel social da universidade e ampliam o olhar dos estudantes para o impacto do design em diferentes contextos. “Os projetos de extensão aproximam o estudante da comunidade, fortalecem valores como empatia e responsabilidade e, ao mesmo tempo, qualificam a formação profissional”.