Exposição reúne trabalhos de alunos da 3ª série do noturno em Xanxerê
Estudantes da 3ª série do Ensino Médio Noturno do Iracy Tonello, em Xanxerê, realizaram uma investigação crítica sobre a invisibilização histórica das mulheres na filosofia. A atividade integrou os conteúdos da disciplina de Filosofia e resultou na exposição “Panteão de Filósofas do Tonello”, aberta à comunidade escolar.
O trabalho começou com rodas de conversa sobre temas como etnocentrismo e desigualdade de gênero na construção do saber filosófico. A partir dessas discussões, os/as alunos/as foram convidados a refletir sobre a ausência de mulheres nos principais registros históricos da filosofia.
Como base para a pesquisa, foi utilizada a “Enciclopédia Mulheres na Filosofia!”, desenvolvida pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH/Unicamp). A ferramenta permitiu que os grupos, formados por duplas, trios ou de forma individual, escolhessem filósofas pouco conhecidas e investigassem suas contribuições ao pensamento filosófico.
O resultado do estudo foi transformado em cartazes informativos, criativos e visualmente elaborados. As produções compõem a exposição instalada na escola, que visa valorizar o protagonismo feminino e ampliar o repertório filosófico dos estudantes.
A iniciativa reforça a importância de reconhecer vozes femininas historicamente marginalizadas e contribui para uma formação mais crítica, plural e inclusiva.