Eleições

Maicon Fiuza | 21/05/2024 14:36

21/05/2024 14:36

14260 visualizações

Faça Parte da Democracia, inscreva-se como Mesário Voluntário

Todo mundo tem um talento especial para ser mesária ou mesário. Quem coloca esse talento em prática faz a democracia acontecer

A Justiça Eleitoral lançou uma nova campanha para incentivar a inscrição de mesários voluntários. A campanha, com o lema “Todo mundo tem um talento especial para ser mesária ou mesário. Quem coloca esse talento em prática faz a democracia acontecer”, convida pessoas aptas a se voluntariarem como mesárias e mesários. O vídeo destaca que habilidades como comunicação, atenção, prestatividade e detalhismo são fundamentais para o processo eleitoral.

O papel dos mesários é crucial para a Justiça Eleitoral, ajudando a fortalecer a democracia. Quem deseja se voluntariar deve ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. No último pleito, mais de 1,8 milhão de pessoas atuaram como mesários, sendo 893 mil voluntários.

As funções dos mesários incluem controlar o fluxo de eleitores na seção eleitoral, organizar filas, conferir documentos de identificação e preencher a ata da votação. Essa atividade permite aos voluntários vivenciar o processo eleitoral de perto e auxiliar eleitores no exercício do voto.

Clique aqui para seguir a comunidade do Grupo Lance Notícias no WhatsApp.

Para se inscrever como mesário voluntário, basta acessar o Canal do Mesário, onde estão disponíveis todas as informações necessárias. A inscrição deve ser feita na zona eleitoral em que o título de eleitor está cadastrado. Além disso, o cadastro pode ser realizado pelo aplicativo e-Título, disponível para smartphones e tablets nas plataformas iOS e Android. É necessário informar dados como número do título ou CPF, nome completo, data de nascimento e nomes dos pais.

Após a inscrição, o nome do voluntário entra em uma lista e, quando necessário, a zona eleitoral faz a convocação.

Restrições

Não podem se candidatar a mesário: candidatos e seus parentes até segundo grau, membros de diretórios partidários com função executiva, autoridades e agentes policiais com cargos de confiança no Poder Executivo e funcionários da Justiça Eleitoral.

Benefícios

Além de contribuir com a Justiça Eleitoral, os mesários têm direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado, auxílio-alimentação no dia da eleição, créditos em disciplinas de cursos superiores, se conveniados com os tribunais regionais eleitorais, e vantagem em critérios de desempate em concursos públicos, quando previsto em edital. As folgas devem ser negociadas com a entidade empregadora.

Deixe seu comentário