Espaços públicos se tornam alternativas de lazer para famílias
Com a chegada das férias escolares, muitas famílias de Xanxerê têm buscado alternativas para manter as crianças em atividade, longe das telas de celulares e tablets. Enquanto os pátios das escolas públicas e particulares estão temporariamente vazios, espaços como a Praça Tiradentes e o Ecoparque Municipal Romeu Scirea se transformam em pontos de encontro, lazer e convivência entre as famílias com os pequenos.
Mesmo com parte da população em ritmo de descanso, muitos pais seguem trabalhando, e a rotina familiar exige adequações. Em meio a essa nova dinâmica, os espaços públicos ganham ainda mais importância ao oferecer opções seguras e acessíveis para o entretenimento de crianças e adultos.
A Prefeitura de Xanxerê reforça, no entanto, que o Ecoparque Municipal Romeu Scirea ainda está em obras. Por isso, cuidados redobrados são necessários durante as visitas. As quadras esportivas ainda estão em construção, o playground precisa de finalizações e, especialmente, a área do lago requer atenção constante dos responsáveis, evitando que crianças fiquem desacompanhadas nas proximidades. Além disso, é fundamental respeitar a sinalização e os espaços apropriados para cada atividade, como o uso exclusivo da pista de ciclismo para bicicletas, sendo proibido circular com elas na área central do parque.
“A grande movimentação diária que temos visto no Ecoparque, seja para lazer, diversão ou prática de atividades físicas, mostra o quanto nosso município precisava de um espaço como este. Fico feliz de ver o quanto a população tem aproveitado o local. É uma obra que nos enche de orgulho, principalmente por proporcionar mais qualidade de vida e tirar nossas crianças das telas para viverem momentos junto à natureza”, destaca o prefeito Oscar Martarello, principal idealizador do projeto.
A Administração Municipal segue acompanhando as obras de finalização do Ecoparque, reforçando o compromisso de entregar um espaço completo, seguro e pensado para todas as idades.