A festa teve como objetivo proporcionar um momento de descontração aos cuidadores, valorizando o papel de quem presta cuidados diários
A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), Sub-regional de Xanxerê, realizou em julho sua tradicional festa julina, com foco no acolhimento de cuidadores e familiares de pessoas com Alzheimer e outras condições que afetam a autonomia no dia a dia. O evento, que geralmente ocorre em junho, foi adiado em respeito ao falecimento do esposo de uma integrante do grupo.
Com público médio de 20 participantes, o encontro é voltado a quem cuida ou convive com pacientes diagnosticados com demência, Alzheimer ou com limitações motoras. “Nosso público é aberto a todos que buscam orientação, sejam familiares ou cuidadores profissionais”, explicou uma das voluntárias.
A festa teve como objetivo proporcionar um momento de descontração aos cuidadores, valorizando o papel de quem presta cuidados diários. A iniciativa é voluntária, sem arrecadação de fundos, e conta com apoio de patrocinadores locais, como o Super Gentil, e parceria com o SESC, onde os encontros são realizados mensalmente.
Os encontros ocorrem sempre na última terça-feira do mês, às 19h30, com palestras, troca de experiências e um coquetel no final. Em setembro, mês mundial de conscientização sobre o Alzheimer, a ABRAz de Xanxerê organiza uma edição especial dedicada aos cuidadores.