Comunidade

Maik Nascimento | 03/07/2023 14:30

03/07/2023 14:30

103694 visualizações

Da maca para as pistas: xanxerense vence doença por meio do atletismo

Vivemos em um mundo atribulado, onde a vida por si só já é corrida, sem trocadilhos. Acordamos cedo, enfrentamos trânsito ou conduções lotadas, pegamos no batente cerca de 8 horas por dia, passamos minutos ou até mesmo horas preciosas em filas. Apesar disso, no meio de todo esse caos, ainda encontramos um tempinho para enfim […]

Da maca para as pistas: xanxerense vence doença por meio do atletismo

Vivemos em um mundo atribulado, onde a vida por si só já é corrida, sem trocadilhos. Acordamos cedo, enfrentamos trânsito ou conduções lotadas, pegamos no batente cerca de 8 horas por dia, passamos minutos ou até mesmo horas preciosas em filas. Apesar disso, no meio de todo esse caos, ainda encontramos um tempinho para enfim relaxar, que para algumas pessoas, em outras palavras, significa correr.

Por mais irônico que seja, é na corrida que muitas vezes descansamos, encontramos paz e sossego, colocamos a cabeça em ordem, enquanto as pernas correm, a cabeça lentamente se esvazia, os músculos cansam, os nervos relaxam, a ansiedade e o estresse dão lugares aos sonhos e tranquilidade.

É neste contexto que apresentamos a história de Valdir Toniasso, xanxerense de 58 anos, que encontrou no atletismo uma maneira de vencer a hipertensão.

— Eu internava de 3 a 4 vezes por ano devido a hipertensão. No entanto, na última vez fiquei 18 dias internado, a ponto de os médicos mandarem chamar a família para se despedir, pois meu caso não tinha volta. Ouvi dizerem: “Vamos transferi-lo de hospital, para ter uma morte mais tranquila” — comenta.

A doença não o levou a morte, contudo, Valdir precisou passar por vários tratamentos químicos e psicológicos.

Porém no ano de 2017 sua vida deu um salto. Ele decidiu parar com toda medicação e partir para o atletismo. Não como profissão, mas por qualidade de vida saudável.

—   Desde que comecei a praticar o atletismo, não tenho mais stress, terminou o mau humor, e ainda tenho sido um incentivador para outras pessoas. Meu filho abriu uma academia inspirado na minha história de superação — relata.

Valdir treina todos os dias, revezando entre, academia, corrida e bicicleta. Também acumula vários campeonatos no currículo.

Para os próximos desafios, ele juntamente com colegas de atletismo, pretendem correr a maratona internacional de Florianópolis SC, que acontecerá dia 26 de agosto do referido ano. O grupo ainda busca realizar um sonho de correr fora do País.

— Ter amigos é muito bom, agora, amigos corredores é melhor ainda — Valdir Toniasso

— Uma corrida pode mudar o seu dia, várias corridas pode mudar a sua vida — Valdir Toniasso

Abertura Circuito Contestado. Abelardo Luz 12 02 2023

Prova Circuito Contestado Irani  SC 2022

Prova Contestado Xanxerê 05 03 2023

Primeiro pódio Corrida Contestado Chapecó Março 2022

Deixe seu comentário