Defesa Civil alerta para desconforto térmico e reforça cuidados com grupos vulneráveis e animais de estimação
Uma massa de ar frio e seco começa a avançar sobre o estado nesta quinta-feira (17), provocando queda acentuada nas temperaturas, principalmente nas regiões Oeste e Planaltos, segundo observação emitida pela Defesa Civil de Santa Catarina nesta quarta-feira (16).
As temperaturas mais altas do dia devem ocorrer ainda pela manhã, mas não devem ultrapassar os 15°C. No decorrer do dia, o frio se intensifica, e o pico da massa de ar frio deve ocorrer durante a madrugada de sexta-feira (18), quando o sistema avança para as demais regiões do estado.
A Defesa Civil classifica o risco como baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao frio, como desconforto térmico, agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
O órgão recomenda atenção redobrada com crianças, idosos, pessoas em situação de rua e animais de estimação, que são os mais vulneráveis ao frio intenso. A orientação é manter ambientes aquecidos, evitar mudanças bruscas de temperatura e reforçar a alimentação e hidratação nesse período.