Ipuaçu

Elisa Tonini | 07/08/2025 16:06

07/08/2025 16:06

3299 visualizações

Frigorífico é flagrado despejando efluentes não tratados em área de preservação ambiental em Ipuaçu

A ação ocorreu após denúncia anônima sobre possível poluição hídrica. Durante vistoria com apoio de drone

Entre os dias 2 e 5 de agosto de 2025, a Polícia Militar Ambiental de Chapecó flagrou o lançamento irregular de efluentes não tratados por parte de um frigorífico em uma área alagada do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Quebra Queixo, no município de Ipuaçu, no Oeste catarinense.

A ação ocorreu após denúncia anônima sobre possível poluição hídrica. Durante vistoria com apoio de drone, os policiais ambientais identificaram a presença de um canal de despejo ativo, com efluente de coloração alterada, contrastando com as águas naturais da região — indício de lançamento de resíduos em desacordo com a legislação ambiental.

A área impactada é classificada como zona de preservação permanente e a atividade irregular representa riscos diretos ao ecossistema aquático, à fauna silvestre e ao equilíbrio ambiental da localidade.

Amostras foram coletadas e, caso os testes laboratoriais confirmem a poluição ambiental, a empresa será autuada com base no Decreto Federal nº 6.514/2008. O caso também será encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina, que poderá adotar medidas cíveis e criminais contra os responsáveis.

📞 Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo número 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.