Hoje, 27 de novembro é celebrando no Brasil o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, profissional cuja atuação tem grande importância para as empresas. Tal data foi atribuída devido à sanção da Lei nº 7.410, de 1985, que regularizou a profissão no País e estabeleceu as regras para a formação e atuação na área de […]
Hoje, 27 de novembro é celebrando no Brasil o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, profissional cuja atuação tem grande importância para as empresas. Tal data foi atribuída devido à sanção da Lei nº 7.410, de 1985, que regularizou a profissão no País e estabeleceu as regras para a formação e atuação na área de Segurança do Trabalho.
Assim, como os engenheiros de Segurança do Trabalho, os técnicos da área atuam com o objetivo de assegurar as condições ideais de trabalho para profissionais de diferentes âmbitos, contribuindo com a própria saúde e segurança, nos afazeres. É por meio dessa atuação que, acidentes podem ser evitados, até mesmo em ambientes perigosos, como obras e indústrias, por exemplo.
Entre as atividades que o Técnico em Segurança do Trabalho é contratado pata efetuar, destacam-se a elaboração de ações de conscientização de trabalhadores; inspeção de equipamentos e condições de trabalho; investigação e análise de causas de acidentes; desenvolvimento de programas de treinamento; realização de procedimentos preventivos de segurança; verificação do cumprimento de normas oficiais, entre outros serviços.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), também fazem parte das funções do técnico de Segurança do Trabalho, as seguintes tarefas:
- Analisar os métodos e os processos laborais;
- Divulgar normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional;
- Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção coletiva e individual;
- Produzir relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador;
- Por fim, supervisionar a aplicação de medidas preventivas nas atividades diárias de uma empresa ou indústria, para garantir condições que neutralizem ou reduzam, ao mínimo, os riscos de acidentes ou doenças do trabalho.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Grupo Lance Notícias no WhatsApp.
Este profissional é o responsável pela segurança no trabalho, qual é importante a constante atualização de conhecimento sobre o ambiente e normas, orientando assim, os empregados em relação as exigências da legislação trabalhista vigente e, ainda, assessorar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), no desempenho das suas atividades. Também, é de sua responsabilidade, prestar assistência ao trabalhador vítima de acidente de trabalho, ou qualquer eventualidade, visando manter a vida e prevenir complicações até o atendimento especializado.
A segurança do trabalho é um conjunto de medidas elaboradas com o objetivo de prevenir e minimizar os acidentes de trabalho e possíveis doenças ocupacionais. Tais medidas devem prever a proteção da integridade e capacidade física dos trabalhadores.
Neste caso, o Técnico em Segurança do Trabalho é um profissional da área da saúde, multidisciplinar, que interage com todos os níveis hierárquicos da organização, habilitado no domínio de técnicas de análise das condições de higiene e segurança, com conhecimentos da legislação trabalhista e previdenciária, somando sapiência para manter a empresa em conformidade com as enumeras exigências da legislação trabalhista.
(Fonte: IDEAU – instituição de ensino; capa: web).