A operação segue em andamento, e novas informações poderão ser divulgadas à medida que o sigilo judicial for levantado
Na manhã desta sexta-feira (21), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em conjunto com a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xaxim, deflagrou mais uma etapa da Operação Sodalitas Finis. A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa atuante em Santa Catarina.
Durante a operação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva, expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Xaxim. As ordens judiciais foram executadas em diferentes cidades do estado, incluindo Chapecó, Florianópolis, Camboriú e Luzerna, com o apoio da Polícia Militar (Tático e Canil de Chapecó), Polícia Civil e Polícia Penal.

A Operação Sodalitas Finis, iniciada em 2024, já resultou na prisão de 171 pessoas ao longo de suas fases. A ação investiga crimes como tráfico de drogas, homicídios e roubos. A segunda fase da operação, realizada em 9 de fevereiro, cumpriu 13 mandados de busca e apreensão e prendeu um suspeito. Na ocasião, os mandados foram cumpridos em diversas cidades catarinenses, incluindo Chapecó, Joaçaba, Itajaí e Tubarão.
A operação segue em andamento, e novas informações poderão ser divulgadas à medida que o sigilo judicial for levantado.
O GAECO é uma força-tarefa composta por membros do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. A entidade atua na prevenção e repressão de organizações criminosas em Santa Catarina.
