Comunidade

Maicon Fiuza | 03/01/2024 16:23

03/01/2024 16:23

52478 visualizações

Gerente executivo do SESI/SENAI faz balanço do ano de 2023 e prospecções para 2024

Reforma de unidades, sala para vacinas, novos equipamentos, ofertas para cursos e muito investimento. A movimentação das entidades da FIESC, na região Oeste foram contínuas e positivas. Jardel Carminatti ainda destaca as novidades para 2024 O ano de 2023 se moveu de muitos planos e conquistas para as entidades SESI, SENAI e IEL da Federação das Indústrias de […]

Reforma de unidades, sala para vacinas, novos equipamentos, ofertas para cursos e muito investimento. A movimentação das entidades da FIESC, na região Oeste foram contínuas e positivas. Jardel Carminatti ainda destaca as novidades para 2024

O ano de 2023 se moveu de muitos planos e conquistas para as entidades SESI, SENAI e IEL da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). A agenda foi preenchida por cursos, aulas da Escola SESI, capacitações, eventos, reformas, nova sobras, projetos sociais e muito mais. O gerente executivo SESI, SENAI e IEL na Regional Oeste, Jardel Carminatti, faz as avaliações do ano e prospecções para 2024.

Como você avalia ano de 2023 para o SESI/SENAI/EIL?

“A avaliação é muito positiva. Dos 57 municípios que nós temos aqui na abrangência da vice-presidência da região Oeste, em 54 desses o SESI, o SENAI ou o IEL estão presentes com serviços de educação básica, educação profissional ou na área de saúde. Isto representa em torno de 1.200 indústrias atendidas nesse ano. Ou seja, mais de 51 mil trabalhadores da indústria, que representam 60% dos trabalhadores distribuídos na nossa região. Concluímos 2023 com a média de 12.500 matrículas na área de educação, incluindo aprendizagem industrial, cursos técnicos, educação de jovens e adultos, ensino médio, qualificações e aperfeiçoamentos. Na área da saúde, segurança no trabalho, normas regulamentadoras, programas voltados à promoção de saúde do trabalhador em média 550 indústrias foram atendidas. Realizamos em torno de 25 mil exames médicos, mais de 10 mil audiometrias. E elaboramos laudos para centenas de empresas. Este ano aplicamos cerca de 30 mil vacinas da gripe.”

Quais foram as principais conquistas em Chapecó e região?

“O Senai de Chapecó está passando por uma grande revitalização, modernização dos nossos equipamentos, laboratórios, toda a parte de acessibilidade e segurança também. Há um alto investimento na nossa ampliação e revitalização do Senai de Xanxerê, que hoje conta com dois novos laboratórios, (um de solda e um laboratório multiuso que ainda passou por uma readequação). E substituição de modernização de máquinas e equipamentos. Podemos destacar uma grande conquista, que está em andamento ainda, que é o Senai de Pinhalzinho, a expectativa é que até a metade de 2024 a unidade operará com laboratórios que vão atender as demandas da microrregião do município e de Maravilha. Temos a nossa mudança do Senai de Maravilha que está junto com a UNOESC, com ambiente educacional super adequado, investimentos por parte da nossa empresa, novas máquinas, novos equipamentos e novos cursos. Para o SESI de Chapecó, uma conquista foi uma sala de vacina na qual nós podemos atender todo o ciclo vacinal de crianças, jovens, adolescentes e adultos com todas as vacinas que são oferecidas pela rede privada com custo subsidiado aos trabalhadores. Destacando o SENAI e a Escola SESI, os indicadores dos programas de avaliação do ensino médio, a da escola de Chapecó, recebeu a terceira melhor pontuação de toda a qualidade das escolas SESI. Isso demonstra a competência e o conhecimento técnico do nosso corpo docente, aliado à metodologia STEAM, que é uma metodologia focada no desenvolvimento de áreas como ciência, tecnologia, engenharia, matemática e artes.”

Quais cursos são mais aguardados para 2024?

“A Educação de Jovens e Adultos, a EJA profissionalizante. O trabalhador conclui todo o ensino médio em 13 meses e ainda pode realizar um curso de 160 horas de qualificação, de forma gratuita para o profissional da indústria. O nosso ensino médio está com as últimas vagas para as duas turmas que iniciam a partir de fevereiro; os cursos técnicos, que estão com as matrículas em aberto. Cursos voltados à área de eletromecânica, eletrotécnica, manutenção automotiva, automação industrial, segurança do trabalho, enfim, cursos totalmente aderentes à necessidade da indústria regional e também com alta empregabilidade.”

Quais são os investimentos previstos para 2024?

“Temos a expectativa para o próximo ano com relação a novos serviços da área de saúde. A partir de fevereiro iniciaremos, no SESI de Chapecó, os serviços voltados à parte de promoção de saúde do trabalhador, serviços voltados à parte de fortalecimento e reabilitação ao trabalhador da indústria. Teremos no SESI academia funcional, pilates, osteopatia, psicólogo clínico, nutricionista clínico e a retomada dos serviços de odontologia. Essa que é uma grande novidade para os trabalhadores aqui do município de Chapecó. Além desses novos serviços de atendimento, toda a estrutura do SESI vai passar por uma revitalização com novos ambientes mais modernos que atendam à expectativa dos trabalhadores e das indústrias de Chapecó. Com relação à Xanxerê, a gente segue fazendo alguns estudos, buscando o fortalecimento das nossas estruturas de SESI e SENAI, que continuarão passando por substituição e melhoria das tecnologias, dos equipamentos. Em Pinhalzinho, a nossa expectativa é o início da operação a partir do segundo semestre do próximo ano. Em São Lourenço do Oeste na melhoria dos ambientes, para atender de uma melhor forma aquelas grandes empresas situadas na microrregião. Iniciarão as obras do novo Instituto de Alimentos e Bebidas de Chapecó no endereço atual onde está o SENAI de Chapecó, um instituto que atende todos os estados do Brasil e também alguns países da América do Sul.”

Deixe seu comentário