Durante o encontro, também foram discutidos outros assuntos relevantes para a gestão educacional, como a elaboração do calendário escolar de 2025
A palestra foi conduzida pelo Professor Ailton Dias, especialista em gestão educacional e liderança estratégica, que abordou a importância de uma visão estratégica adaptada às realidades locais das secretarias de educação. Segundo o especialista, a inteligência contextual é um fator chave para lidar com os desafios do setor educacional, que demanda flexibilidade e inovação por parte dos gestores. A visão estratégica, de acordo com Dias, deve ser aplicada considerando os contextos sociais, econômicos e culturais de cada município, para que as ações educacionais tenham maior efetividade.
Após a palestra, o Colegiado de Educação da AMAI deu continuidade à reunião com a discussão de uma série de pautas que envolvem o fortalecimento da educação no território catarinense. A presidente Carmen Raymundi, a vice-presidente Sonia Priori, a secretária Vera Correia e Salete Brizola conduziram os debates sobre temas como a adesão à Lei da Política de Alfabetização do Território Catarinense, a implementação do Selo da Alfabetização e a análise de pareceres do Conselho Nacional de Educação.
Durante o encontro, também foram discutidos outros assuntos relevantes para a gestão educacional, como a elaboração do calendário escolar de 2025, os critérios para o Edital de Matrículas e a formação de professores em parceria com a FECAM. A transição para novos secretários de educação e a implantação do Plano de Trabalho da Alfabetização (PTA) também foram temas debatidos, além de um questionário sobre educação digital, que visa mapear as necessidades e desafios da educação no ambiente virtual.
Além das pautas formais, houve espaço para discussões mais amplas, com os gestores apresentando questões pontuais e sugerindo formas de melhorar o ambiente educacional nas escolas municipais. O evento também permitiu uma troca de experiências entre os participantes, que puderam compartilhar práticas e estratégias adotadas em suas regiões para enfrentar os desafios da educação, especialmente aqueles ligados à alfabetização e à inclusão digital.