A comunidade carente de Xanxerê conta com mais uma força em seu apoio, a ONG Girassol. Nascida com o desejo de apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social no município, Joiris Manoela Dachery, membro atuante da ONG, contou ao Lance Notícias sobre o objetivo do grupo. – Nossa atuação será vitalícia, e faremos ações mensais […]
A comunidade carente de Xanxerê conta com mais uma força em seu apoio, a ONG Girassol. Nascida com o desejo de apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social no município, Joiris Manoela Dachery, membro atuante da ONG, contou ao Lance Notícias sobre o objetivo do grupo.
– Nossa atuação será vitalícia, e faremos ações mensais com diversas finalidades, sempre com o intuito de atender as minorias e os mais urgentes – diz.
Ela conta ainda, como tudo começou e de onde surgiu essa ideia.
– Em uma tarde de domingo estávamos reunidas conversando sobre os impactos da pandemia, pensamos em como poderíamos contribuir para amenizar o sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Então a ideia da ONG surgiu e todas ficaram muito preenchidas por um sentimento de querer ajudar – conta.
A essa altura já eram nove pessoas reunidas no mesmo propósito e o nome do grupo nasceu de um chamado, com um significado muito forte.
– O nome Girassol veio através de uma mensagem do plano espiritual. Começamos então a resolver as questões burocráticas e organizar as primeiras ações. E agora, queremos a ajuda da comunidade para tornar esse projeto possível – comenta.
No último domingo (19), a ONG realizou sua primeira ação social. Foi na Praça Tiradentes, onde foram arrecadas muitas doações para as famílias cadastradas.
– A ação que iniciou no domingo vai até o final do mês de setembro e visa arrecadar mantimentos e roupas para cerca de 100 famílias que estão cadastradas na nossa base de dados. Essas pessoas estão em situação de vulnerabilidade, com piora significativa após a pandemia. Levantamos os dados através de escolas dos bairros e também serão beneficiados os moradores do acampamento Marcelino Chiarello – diz.
Nesta ação, houve ainda um ensaio aberto do Coletivo Multicultural Independente Abarca, além da intervenção do Setembro Amarelo, pelo curso de Psicologia da Unoesc Xanxerê.
Faça parte desta ação social, entre em contato com a ONG Girassol por meio do direct do Instagram, @girassol_ongxxe.
– Faça sua doação, e ajude pessoas que realmente precisam. Juntos podemos fazer nossa parte para tornar o mundo um lugar melhor para todos – finaliza.
A ONG Girassol conta com ponto de coleta junto à Eleva Comida Saudável, e você pode entregar à Gabriela suas doações, que podem ser alimentos não perecíveis, roupas e calçados.
A Eleva fica na Rua Barão do Rio Branco, número 417, no centro de Xanxerê.