Comunidade

Lance Notícias | 11/08/2023 18:30

11/08/2023 18:30

46364 visualizações

Grupo Lance Notícias recebe denúncia sobre lixos a céu aberto nas ruas de Xanxerê

O Grupo Lance Notícias, por meio do quadro “Lance sua Denúncia”, obteve uma reclamação de uma moradora xanxerense, residente da Rua Coronel Santos Marinho, qual relatou sua denúncia à imprensa quanto as caçambas de lixos, essas, que passam dias cheias, com lixos à céu aberto, além da baixa quantidade de lixeiras nas ruas. Sobre o […]

Grupo Lance Notícias recebe denúncia sobre lixos a céu aberto nas ruas de Xanxerê

O Grupo Lance Notícias, por meio do quadro “Lance sua Denúncia”, obteve uma reclamação de uma moradora xanxerense, residente da Rua Coronel Santos Marinho, qual relatou sua denúncia à imprensa quanto as caçambas de lixos, essas, que passam dias cheias, com lixos à céu aberto, além da baixa quantidade de lixeiras nas ruas.

Sobre o fato, lixos à céu aberto, se permanecerem por muitos dias, implicam na produção de resíduos líquidos, de modo que, podem causar doenças, tanto para os seres humanos, quanto os animais.

O Grupo Lance Notícias entrou em contato com a empresa Ambiental, que atuam como recolhedores dos lixos e limpeza das ruas da cidade, que responderam as dúvidas da população.

Quando questionados sobre a coleta dos lixos, a empresa respondeu:

— A coleta dos resíduos orgânicos inicia as 05hs da manhã diariamente, esse resíduo é o que deve ser disposto nos contêineres verdes, a depender do local que a pessoa resida, nas primeiras horas da manhã ainda haverá lixo a ser coletado, pois a equipe, como dito, faz a coleta durante toda a manhã. O que tem se percebido, é um acúmulo de lixo nos contêineres amarelos, que são para armazenar apenas os resíduos recicláveis, que são coletados duas vezes na semana apenas, ou seja, ao descartar o lixo orgânico nos contêineres amarelos, eles enchem mais rápido, a coleta não é diária e ainda se contamina o lixo que poderia ser reciclado — respondem.

Através da denúncia recebida, o comentário foi sobre número reduzido de lixeiras. No contato com a empresa Ambiental, alertaram:

— A instalação de lixeiras em calçadas não faz parte do escopo de nenhum de nossos contratos com o Município de Xanxerê — alertam.

Por fim, a companhia deixou uma orientação sobre a separação dos lixos:

— Em resumo, nos contêineres verdes devemos descartar os resíduos orgânicos, como: restos de alimentos, materiais de higiene usados, rejeitos, entre outros. Já nos contêineres amarelos devemos descartar os resíduos recicláveis, por exemplo: revistas e jornais, garrafas pet e plásticos, caixas de leite/suco, papel e papelão, metal, tampas, embalagens de produtos de limpeza, entre outros — orientam.

Sobre a quantidade limitada de lixeiras, para coleta de descartes pequenos, a partir da resposta da empresa Ambiental, entramos em contato com a Prefeitura de Xanxerê, que repassou o retorno da Secretaria de Obras, Transportes e Serviços:

— A área central do município de Xanxerê conta com a coleta conteinerizada, nos locais onde estão disponíveis os kits de contêineres. A população deve levar o seu lixo até o contêiner mais próximo e descartar conforme o tipo de resíduo: os orgânicos no contêiner verde e os recicláveis no contêiner amarelo. A coleta conteinerizada é um avanço no serviço de limpeza urbana em Xanxerê. Os contêineres protegem os resíduos orgânicos da ação de animais e os recicláveis da ação do tempo, ajudando para que tenhamos uma cidade mais limpa e uma melhor qualidade de vida da população. Devido ao contrato que a Prefeitura de Xanxerê mantém com a empresa Ambiental, nas áreas conteinerizadas, todo e qualquer tipo de lixo, com exceção de resíduos sólidos, devem ser destinados aos contêineres, não podendo haver qualquer outro tipo de lixeira nos locais — finalizam.

Deixe seu comentário