Animais

Lance Notícias | 03/02/2022 09:30

03/02/2022 09:30

67901 visualizações

Grupo Voluntários Amigos dos Animais de Xaxim fala sobre as dificuldades da causa

Na manhã desta quarta-feira (2), a reportagem do Lance Notícias conversou com uma das voluntárias do grupo Voluntários Amigos dos Animais de Xaxim, Idania Welter, que relatou algumas das dificuldades enfrentadas pelo grupo com causa animal. De acordo com Idania, hoje em dia o grupo se encontra em uma situação mais organizada, possui um CNPJ […]

Grupo Voluntários Amigos dos Animais de Xaxim fala sobre as dificuldades da causa Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (2), a reportagem do Lance Notícias conversou com uma das voluntárias do grupo Voluntários Amigos dos Animais de Xaxim, Idania Welter, que relatou algumas das dificuldades enfrentadas pelo grupo com causa animal. De acordo com Idania, hoje em dia o grupo se encontra em uma situação mais organizada, possui um CNPJ e uma diretoria constituída, o que facilita as ações do grupo.

Idania relata que o grupo está sempre em busca de novos voluntários, visto que é uma questão complicada.

– É difícil encontrarmos pessoas que queiram contribuir de verdade com a causa, de forma efetiva, colocar a mão na massa e não ganhar nada por isso. Nenhum dos voluntários “trabalha” para a ONG, não existe isso, estamos aqui porque amamos a causa – conta.

O Grupo também tem enfrentando dificuldades com a comunidade quando se trata de um resgate ou recolhimento de animal.

– Todos nós voluntários temos nossos empregos fixos, e muitas pessoas não compreendem isso, não estamos disponíveis 24h por dia. Recebemos pedidos de ajuda todos os dias, mas infelizmente não temo valor em caixa suficiente para custear todos os gastos – relata Idania.

DOAÇÕES

Muitas são as dificuldades enfrentadas pelo grupo, cada caso novo é necessário o pedido de doações para possibilitar o atendimento. O grupo questiona que a comunidade precisa entender a gravidade da situação, não se trata apenas de recolher o animal e tratar, mas que as pessoas precisam colaborar para que o grupo consiga ajudar com o que for preciso. Idania fala que é necessário que as pessoas auxiliem com os cuidados e fornecendo lar temporário ou fixo para o animal após tratamento.

O grupo recebeu um valor do poder público, mas este só pode ser usado para castrações. Para os demais procedimentos os recursos precisam vir do grupo, para isso são realizadas ações: Ação beneficente, brechó e venda de produtos.

– Somente as ações não são suficientes, por isso pedidos a ajuda da população para que doem através do PIX – diz Idania.

A voluntária conta que ainda nesta semana o grupo recebeu um pedido de ajuda para uma cachorra que está com tumor e necessita de tratamento com quimioterapia, um processo caro que precisa ser custeado pelo grupo.

LAR TEMPORÁRIO

A questão do lar temporário é outra dificuldade bastante complicada enfrentada pelo grupo.

– Nós voluntários não temos mais onde colocar os animais, e sabemos que a adoção demora, as vezes nem acontece. Em muitos casos cuidamos do animal e após a conclusão do tratamento ele acaba voltando para as ruas por falta de adoção – relatou a voluntária.

CASTRAÇÃO

O grupo alerta para uma conscientização da população, para que castrem os animais, é a única saída para o controle de abandonos no município. Quem tiver interesse em estar castrando seu animal pode procurar a Assistência Social de Xaxim e efetuar o cadastro.

 

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.