Imprensa

Lance Notícias | 07/11/2024 10:15

07/11/2024 10:15

7955 visualizações

Homem é flagrado nadando no lago do Ecoparque de Xanxerê

O local funciona como uma bacia de contenção, o que significa que há galhos e outros objetos submersos no fundo, além da presença de lama, fatores que aumentam o risco de acidentes e afogamento

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem nadando no lago do Ecoparque, localizado no bairro dos Esportes, em Xanxerê. A gravação, feita por um morador, mostra o indivíduo atravessando o lago a nado, o que gerou preocupação nas autoridades locais. O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Carlo Antunes, informou que este não é um caso isolado. De acordo com ele, outras pessoas também têm desrespeitado as normas do local, nadando no lago, apesar das proibições.

Antunes explicou que o lago foi projetado exclusivamente para fins ornamentais e paisagísticos, e não para atividades recreativas como a natação. O secretário ressaltou que, embora existam placas indicando a proibição de nadar no local, elas foram retiradas por vândalos.

Riscos Associados

O Secretário do Meio Ambiente destacou vários riscos para quem entra no lago. Primeiramente, o local funciona como uma bacia de contenção, o que significa que há galhos e outros objetos submersos no fundo, além da presença de lama, fatores que aumentam o risco de acidentes e afogamento. A água do lago também não é potável, devido a ligações clandestinas de esgoto que acabam contaminando a água com dejetos, representando um risco à saúde das pessoas que entram em contato com ela.

Medidas para Coibir a Ação

A Prefeitura de Xanxerê está estudando formas de evitar a presença de pessoas dentro do lago. Carlo Antunes informou que novas placas estão sendo produzidas para reforçar a proibição de nadar, e que a administração está analisando a instalação de barreiras físicas, como cercas, ou cercas vivas, ao redor do lago para garantir a segurança e o cumprimento das normas.

A situação segue sendo monitorada pelas autoridades municipais, que buscam alternativas para preservar o Ecoparque e evitar riscos à saúde e segurança da população.

(Fonte: Tudo sobre Xanxerê)

(Créditos de Imagem: Princesa)

 

Deixe seu comentário