O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atendeu, na tarde de 23 de novembro de 2025, uma ocorrência de desmaio/mal súbito em uma residência na Rua Gonçalves Ledo, Bairro Vista Alegre, em Xanxerê. Durante o atendimento, as equipes se depararam com um homem embriagado e agressivo, que passou a investir contra socorristas e moradores, exigindo intervenção da Polícia Militar.
Ao chegar ao local, a equipe do SAMU já prestava atendimento à mulher que teria desmaiado. No entanto, as equipes encontraram um homem adulto, segurando uma criança no colo, com sinais evidentes de embriaguez, comportamento desorientado, fala desconexa e agitação. Também estavam no local uma mulher e três crianças.
Diante da escalada de agressividade e do risco à integridade física das pessoas envolvidas, as guarnições solicitaram reforço do Corpo de Bombeiros e apoio da Polícia Militar. Mesmo após tentativas de verbalização, o homem investiu contra os socorristas, sendo necessária a contenção física conforme os protocolos operacionais. A PM realizou a imobilização com uso de algemas.
Durante a ação, um bombeiro sofreu um ferimento abrasivo superficial na mão esquerda, sem necessidade de atendimento médico.
Com a situação controlada, o SAMU concluiu o atendimento à mulher que motivou o chamado. As crianças foram avaliadas, não apresentaram ferimentos e ficaram sob responsabilidade do Conselho Tutelar, que esteve presente no local.
Diante dos indícios de violência doméstica, foi aplicado o Protocolo SHAMAR, que prevê o acionamento da Polícia Militar, Polícia Civil e Conselho Tutelar. A PM lavrou um Termo Circunstanciado, registrando indícios dos crimes de desacato, resistência e desobediência por parte do homem envolvido.